Pelo menos três santa-marienses estão entre os 736 presos pela destruição à Praça dos Três Poderes 

Leandra Cruber

Pelo menos três santa-marienses estão entre os 736 presos pela destruição à Praça dos Três Poderes 

Valter Campanato/Agência Brasil

Brasília - A penitenciária federal de segurança máxima de Brasília, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda (Valter Campanato/Agência Brasil)

Até a tarde desta quarta-feira (11), pelo menos três santa-marienses constavam na lista de presos devido a invasão e destruição das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que ocorreu no domingo. A relação de mais de 730 nomes foi divulgada pelo governo do Distrito Federal e nela constam os nomes dos empresários Eduardo Zeferino Englert, Tatiane da Silva Marques e Ivett Maria Keller. 

Há três dias, Eduardo, que consta como sócio de uma ferragem no Bairro Dom Antônio Reis, publicou um trecho da música Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana: “Dizia ele, estou indo para Brasília, neste país lugar melhor não há”. 

A reportagem do Diário entrou em contato com um familiar do empresário, que afirmou que a família não irá se manifestar.

– Não vamos falar agora, o que está sendo publicado não é verdade, ele já tem advogado e a situação está sendo resolvida – afirmou. 

A bolsonarista Tatiane Marques, que concorreu a deputada federal em 2018 pelo Partido Social Liberal (PSL) e à vereadora em 2020 pelo Partido Liberal (PL), também consta na lista das pessoas presas. Até terça (10), a empresária estava retida no ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, junto com os outros bolsonaristas, e publicou uma série de vídeos em uma rede social. Ela reclamou de tratamento desumano e comparou o local com um campo de concentração. 

Em uma rede social, o pai de Tatiane defendeu a filha e manifestou que acompanha a situação: 

“Antes de tudo, é uma grande patriota (…). Estou a observar toda essa pilantragem desses comunistas que usurparam a dignidade do povo de bem do Brasil. Tenham certeza, senhores do poder, se algo nefasto acontecer com minha filha, não assistirei passivo”. 

A empresária Ivett Maria Keller, que consta como sócia de uma loja de semijoias, completa a lista dos três santa-marienses detidos. A reportagem tentou contato com a loja, mas não obteve sucesso. 

Acampado há mais de um mês em QG de Brasília

Além dos nomes confirmados pela lista divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seap-DF), o Diário apurou que o taxista ex-candidato a vereador pelo Progressistas, Robergson Luiz de Rossi, conhecido como Beto Rossi, de Santa Maria, também participou dos ataques ao Congresso, STF e Palácio do Planalto. Em uma rede social, Rossi fazia atualizações diárias com vídeos no acampamento bolsonarista, em Brasília. Já no domingo ele publicou um vídeo de dentro do Palácio do Planalto, durante a invasão, onde afirmou estar “quebrando tudo”.

Em contato com Beto, ele disse que não poderia falar, “tenho que ficar em um lugar mais seguro”, explicou. O taxista recebeu as mensagens pelo WhatsApp até às 12h36min desta quarta. Após o horário, mensagens e ligações pararam na Caixa Postal. 

Mais de 40 santa-marienses foram a Brasília 

Além dos quatro santa-marienses que participaram dos atos de vandalismo, um ônibus com 41 pessoas saiu da cidade com destino a Brasília. A viagem teve início na sexta-feira e, segundo o proprietário da empresa contratada, chegou na Capital Federal na noite de domingo, após a invasão e destruição dos prédios que representam os Três Poderes. Essas pessoas não teriam participado dos ataques.

Além da excursão bolsonarista, outros santa-marienses podem ter participado do ataque. 

Mais de 40 santa-marienses foram a Brasília participar de atos contra a democracia; veja vídeos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filha de empresária presa em Brasília nega que mãe tenha participado de ataques Anterior

Filha de empresária presa em Brasília nega que mãe tenha participado de ataques

Palco da Praça Saldanha Marinho recebe o nome de Deborah Rosa Próximo

Palco da Praça Saldanha Marinho recebe o nome de Deborah Rosa

Geral