violência doméstica

Patrulha Maria da Penha recebe reconhecimento no Legislativo

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação (Brigada Militar)
Na foto o tenente-coronel Bastianello, o vereador Cel Vargas e o capitão Paulo Ricardo Pinto Rogério

O trabalho da Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento de vítimas de violência doméstica em Santa Maria, recebeu o reconhecimento do Legislativo santa-mariense. Na noite de quarta-feira, os vereadores entregaram uma moção parabenizando a iniciativa da Brigada Militar. Em Santa Maria, o serviço é realizado por seis policiais treinados especificamente para atuar nas ações de combate à violência contra a mulher. A proposição foi do pelo vereador João Ricardo Baptista Vargas, o Cel Vargas (Progressistas). 

Jovem é baleado e tem celular roubado na Região Oeste

De acordo com o tenente-coronel Cleberson Braida Bastianello, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon), os policiais que participam da patrulha, além de qualificados têm identificação com o tema e constantemente se atualizam sobre o assunto. Segundo o comandante, o trabalho foi intensificado no período da pandemia, pois havia um temor das autoridades de segurança quando o aumento dos índices por conta da presença dos agressores em casa.

- Em que pese a complexidade do tema, que envolve segurança e bem-estar das mulheres que são vítimas de violência doméstica, a gente tem avaliado que o nosso trabalho tem surtido um grande efeito. Conseguimos fazer o acompanhamento das medidas protetivas diuturnamente e dar um atendimento qualificado a essas pessoas - declara o comandante.

A Patrulha existe desde 2015 em Santa Maria. Entre as atividades desempenhadas pela equipe estão rondas preventivas com visitas periódicas às residências e locais de trabalho de mulheres em situação de violência para verificar o fiel cumprimento das medidas protetivas de urgência, orientar e reprimir eventuais atos de violência.

Em 2020 já foram realizadas mais de 900 visitas às vítimas em Santa Maria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça intima UFSM a pagar R$ 5mil a aluna que caiu de altura de três metros Anterior

Justiça intima UFSM a pagar R$ 5mil a aluna que caiu de altura de três metros

Próximo

VÍDEO: 'agora, é olhar para frente e pensar por todos nós', diz proprietário do Panifício Mallet

Geral