saúde bucal

Parceria entre a Defensoria Pública e curso de Odontologia leva educação bucal para crianças

18.457

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)/

Na tarde desta sexta-feira, o estacionamento da Defensoria Pública do município foi sede da ação em prol da saúde bucal para cerca de 40 crianças assistidas pelo Estado. Seis estruturas com pias e espelhos foram colocadas no local para servirem de espaço para avaliação e instrução de escovação ao público infantil. Ainda, foram distribuídos kits de escovas e itens de higiene, para que os pequenos tenham os utensílios necessário para seguir com os cuidados em casa. A ação é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado (DPE) e o curso de odontologia da Universidade Franciscana (UFN), com apoio da secretaria da saúde.

Público já marca presença e movimenta as primeiras horas da Feira do Livro

A união entre a defensoria e a universidade não é uma novidade, uma vez que já existe a parceria com o curso de direito e psicologia, em que são cedidos alunos para estágio na instituição. A ideia de unir forças com a odontologia surgiu após uma ação de Natal realizada pela Defensoria, voltada ao lazer para a população atendida pelo órgão, em que foi sentida a necessidade de também proporcionar práticas de higiene para as crianças, conforme explica a defensora pública Luiza do Carmo Martins:

- A gente sabe de todas as necessidades que envolvem as pessoas que a gente atende, as carências e hipossuficiências delas, então fizemos com o intuito de aproximar mais a defensoria da população, em especial a população que a gente atende todos os dias. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Um dos pioneiros da ideia foi o presidente do diretório acadêmico, Eduardo Moller Athayde, aluno do décimo semestre de odontologia. O trabalho voluntário foi feito por cerca de 30 estudantes dos semestres iniciais do curso de odontologia, reunidos por três 3 ligas: a Liga Acadêmida de Odontopediatria (Laop), a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva e Epidemiologia em Odontologia (Lasceoque) e a Liga Acadêmica de Dentística (Laden).

- Sabemos que muitas vezes uma família inteira utiliza a mesma escova de dente, ou que os pais vão para o trabalho e não sobra tempo para ensinar as crianças a fazer a escovação correta. Então essa ação, assim como outras que a gente faz, tem intuito de entregar pra eles a saúde básica, com produtos de higiene, ensinando os cuidados, e avaliando o caso de cada um - expica Eduardo. 

Após dois anos, Polifeira do Agricultor retorna ao largo do planetário da UFSM

Foram atendidas crianças filhas de pessoas assistidas pela defensoria, que possuem processos de todas as áreas, seja criminal, direitos de família ou da criança e do adolescente. As idades iam até 14 anos. Para recompensá-los, os pequenos receberam um lanche com cachorro-quente e suco, além de um show de mágica para arrancar os sorrisos renovados dos atendidos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM perde para o Avenida e cai para a vice-lanterna da Divisão de Acesso Anterior

Inter-SM perde para o Avenida e cai para a vice-lanterna da Divisão de Acesso

No Dia do Ferroviário, amantes de trens se reúnem na Estação Férrea de Restinga Sêca Próximo

No Dia do Ferroviário, amantes de trens se reúnem na Estação Férrea de Restinga Sêca

Geral