Nesta terça-feira, o padre Bertilo João Morsch foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. A nomeação, feita pelo papa Francisco, foi anunciada oficialmente pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, às 7h, em Santa Maria, no mesmo momento que ocorria a publicação da medida em Roma, às 12h.
Bertilo João Morsch atuava como vigário geral e pároco da Catedral Metropolitana. Morsch começa a servir em Porto Alegre após a ordenação episcopal, marcada para 6 de agosto, às 10h, na Basílica da Medianeira. Depois de um trabalho de 33 anos em Santa Maria, o padre passa a receber a denominação monsenhor em razão da nova função.
– No dia que a cidade celebra 164 anos, o pároco da Catedral Metropolitana, que é a igreja mais antiga que temos aqui, é nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre. Para nós, na igreja, quando um padre é eleito bispo é sinal que ele recebe a plenitude do sacerdócio, é uma confirmação da sua missão e aumenta sua tarefa, mas, certamente, multiplica a graça que o acompanhará – celebrou o arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.
Em entrevista à CDN, o padre Bertilo João Morsch também comentou sobre o novo cargo que vai assumir:
– Com a minha nomeação fico muito alegre dentro dessa missão que me é confiada. Também fico preocupado, com os grandes desafios que vem pela frente, mas, ao mesmo tempo, sabemos que quando somos desafiados, nós crescemos, essa é a mensagem que quero deixar a todos os santa-marienses. Mesmo diante das provações, vamos confiando na graça de Deus.
Confira a entrevista completa da CDN com o arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin e o padre Bertilo João Morsch: