Foto: Germano Roratto (arquivo/ Diário)
Desde 2014, um decreto municipal criou um canal - a Ouvidoria da prefeitura - para que qualquer cidadão reclame, critique, elogie ou dê sugestões sobre qualquer tipo de serviço da prefeitura ou de empresas terceirizadas e concessionárias que prestam serviço público. Entre elas, está a Corsan, alvo frequente de reclamações dos leitores do Diário, principalmente no que diz respeito às respostas obtidas por meio do telefone 0800.
- Reclamo todos os dias com eles, e a resposta padrão é "vamos encaminhar com urgência sua solicitação". E a espera continua... - comentou o leitor ao Diário sobre o 0800 da Corsan.
Cães que ajudam na recuperação de pacientes do Husm ganham crachás
O que nem todos os cidadãos sabem é que, a Ouvidoria da prefeitura pode ajudar a resolver um problema ou ajudar a ter uma resposta de quando a situação será resolvida. A ouvidora do município, Suséli Santos, explica que, nos casos envolvendo a Corsan, é preciso que o usuário, ao identificar um problema, entre em contato primeiramente com a concessionária. Se a solicitação não for atendida dentro do prazo estipulado pela Corsan, então é possível entrar em contato com a Ouvidoria.
Este canal repassa o problema para a Superintendência de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto - recém criada para administrar o novo contrato entre Executivo e concessionária. A Superintendência então questiona a Corsan sobre determinada reclamação. A resposta volta à superintendência que retorna para a Ouvidoria. Por fim, a resposta é repassada ao cidadão que fez a queixa. Até antes da criação da Superintendência específica, o trâmite era feito diretamente entre Ouvidoria e prestadora do serviço:
- A Ouvidoria é o canal de mediação que tenta, da melhor forma, ajudar o cidadão e satisfazer a questão - explica Suséli.
A ouvidora salienta que a resposta para o usuário do serviço não é imediata porque depende de retornos da Superintendência e da própria Corsan.
COMO CONTATAR A OUVIDORIA
Existem quatro canais em que é possível entrar em contato e fazer uma reclamação formal. É sempre importante ter o número do protocolo do atendimento feito com a empresa em questão para agilizar o processo, ou pelo menos, o endereço da reclamação.
- Pelo telefone 156: de segunda a sexta, das 7h30min às 16h30min
- Pelo site da prefeitura - clique aqui para acessar o canal da ouvidoria. É preciso preencher um formulário
- Por atendimento presencial - A Ouvidoria fica no 4º andar da prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277) e funciona de segunda a sexta, das 7h30min às 13h
- Ou por Correios - Enviar correspondência para Ouvidoria Geral, 4º Andar, Prefeitura de Santa Maria. Rua Venâncio Aires, 2.277, CEP: 97010-005
- É preciso informar o nome, CPF, e-mail, número de telefone e o assunto. Por telefone, site ou atendimento presencial, assim que a pessoa fizer o contato, vai receber um número de protocolo (da ouvidoria). Assim que o órgão tiver uma resposta da Corsan, vai informar ao cidadão por meio do endereço de e-mail ou telefone que foi informado.
NOVA SUPERINTENDÊNCIA
A Superintendência de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto foi criada após a assinatura do novo contrato entre prefeitura e Corsan. O superintendente Marcus Vinícius Moraes explica que este órgão tem a prerrogativa de notificar a Corsan com relação a todas as não conformidades identificadas nas obras realizadas. Porém, as reclamações por parte de cidadãos, deve ser feitas sempre junto da ouvidoria. Além disso, a Corsan está organizando uma Unidade de Gerenciamento do Contrato de Programa de Santa Maria, também para acompanhar a gestão do contrato com a prefeitura.
O QUE DIZ A CORSAN
O coordenador regional da Corsan, José Epstein, explica que nas últimas semanas, quando a estatal deu início ao trabalho anual de limpeza de reservatórios - que provoca desabastecimento em diferentes locais da cidade - o número de reclamações pelo canal de atendimento da Corsan aumentaram. Ele explica que, com o término da limpeza, o canal deve voltar a atender dentro de sua normalidade. O trabalho de limpeza terminou no último sábado.
Mesmo com o aviso prévio da Corsan, muitos clientes foram desabastecidos de forma programada e por não sabe que sua casa seria atingida, abriu chamado:
- Houve um excesso de demanda nas três últimas semanas e acabam gerando esse tipo de situação. Às vezes são clientes que têm o abastecimento restabelecido mas também tem clientes que estão no meio disso com questões pontuais. Então a gente acaba tendo que verificar todas. Então a gente faz uma varredura e acaba tendo algum cliente com demora no atendimento provocada por esse excesso de demandas.
0800 DA CORSAN
O canal de atendimento da Corsan com os clientes é pelo 0800 646 6444, 24 horas por dia ou pelo aplicativo da Corsan, disponível para download em celulares.