Artigo

OPINIÃO: Você sabe investir?

Alexandre Reis

Muitos devem se perguntar: como fazer bons investimentos em tempos de crise? Ou ainda, o que é de fato a ação de se fazer um investimento? Enfim, este texto tem como objetivo ajudar as pessoas e as empresas nessa tomada de decisão. É bom lembrar que, a última semana, além de ser a comemoração do dia do “Gaúcho” ou do “Rio-grandense”, também foi a semana do investidor. Por aqui até se passou despercebido, devido às festas da Semana Farroupilha. Mas bah tchê! 

Foto: Elias Monteiro

Mas vamos ao tema.Investir é a capacidade da sociedade produzir bens ou serviços novos na economia. Opa, eu disse bens e serviços? Sim, isso é muito importante no contexto produtivo. As empresas e as pessoas produzirem produtos e serviços. Lembre-se que estamos em um sistema capitalista de produção. No entanto, alguém perguntaria: Mas investir não é quando eu faço uma aplicação no banco, compro moeda externa (dólar ou euro e etc), enfim, aplico na bolsa de valores e etc.?

Sim, isso é conhecido como investimento financeiro. Mais usual e mais próximo dos agentes econômicos. Quanto a esse vamos a algumas dicas:

a) Observe bem o que o mercado oferece, pesquise, busque entender as opções de aplicações financeiras. Reconheça o seu perfil econômico (moderado, conversador ou agressivo);

b) Analise todas as formas de investimento existentes e busque orientações técnicas sobre o assunto;

c) Não confunda consumo versus investimento. Exemplos: Se você vai comprar um carro, este produto é um consumo, ou seja, o seu retorno é facilitar o seu deslocamento, comodidade, transitar pela cidade, estradas;

d) Se quiseres aplicar o seu dinheiro na bolsa de valores, procure uma corretora de sua confiança, esse investimento exige mais conhecimento técnico;

e) Observe a variável “juros”, que nada mais é que a recompensa paga pelo seu dinheiro investido;

f) Não confunda os “juros” cobrados nos empréstimos, isto é, cheque especial, consignado, financiamento habitacional, com aquele que é a recompensa do seu dinheiro;

g) Avalie sempre o seu presente, como está a sua capacidade de “sobra de dinheiro”. Isto é uma dica tanto para as famílias como para as empresas.

h) Analise o seu custo de oportunidade, que nada mais é do que uma avaliação de troca na economia. Ora eu invisto ora eu consumo. O que eu quero fazer dado a minha capacidade de “sobra de dinheiro”?. 

Pois bem, investir nada mais é que uma tomada de decisão. E toda a tomada de decisão deve ser decidida com critérios e planejamento. A racionalidade deve estar contida na sua decisão. Bons investimentos!


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Carro de policial é alvo de disparo em Santa Maria 

Próximo

Mais de 150 vagas de empregos e estágios para segunda-feira

Geral