Obras da creche do ProInfância, no Bairro Medianeira, vão ser retomadas

Rebeca Kroll

Obras da creche do ProInfância, no Bairro Medianeira, vão ser retomadas
Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Depois de dez anos do anúncio da construção de 10 creches em Santa Maria, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Medianeira receberá as obras de complementação da sua infraestrutura. A prefeitura assinou nesta terça-feira (27), a ordem de serviço com a empresa Binotto Construções para a retomada do trabalho, que tem investimento de R$5,3 milhões e prazo de conclusão de 300 dias.

A obra foi iniciada em 2014 e interrompida ainda na primeira fase depois que a empresa vencedora da licitação, na época, abandonou os serviços. Com isso, são oito anos de espera.

Localizada entre as ruas General Osório e João Batista da Cruz Jobim, a escola recebeu recursos do Programa ProInfância (Creches – PAC 2) e do Fundo Estadual de Educação. Estão previstas ações de construção de fundações, sistemas de alvenaria, estruturas em concreto, impermeabilização e acabamentos. Além disso também serão realizados serviços de pintura, drenagem, esgotos, instalações elétricas e paisagismo.

Leia também:

Da expectativa à frustração: a situação de seis obras em Santa Maria que começaram entre 2005 e 2021 e deveriam estar prontasObras inacabadas: escolas Monte Bello E Santa MartaObra de creche do ProInfância, na Vila Maringá, entra em etapa final 

Expectativa

O aposentado João Martins, 69 anos, mora na Vila Medianeira há 41 anos e já foi ex-presidente da Associação dos Moradores. Ele destaca que a comunidade vem lutando há mais de 20 anos para a instalação da escola e torce para que, agora, a obra saia do papel.

– Estamos muito alegres com esse momento. Hoje, a demanda pela creche é ainda maior que há 20 anos, pois, com os novos condomínios, o número de moradores quase que triplicou – relata Martins.

O prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, destacou a importância da obra para atender a demanda de vagas em creches e na Educação Infantil. Hoje, cerca de 900 crianças estão na fila de espera e para isso a prefeitura recorre a compra de vagas em instituições particulares de ensino.

– A Emei Medianeira, quando pronta, vai oferecer 180 vagas, o que vai contribuir para atender as crianças que estão desassistidas. Se tudo correr bem, em cerca de 300 dias, vamos entregar esse espaço tão esperado – afirma Decimo.

Programa Pró-Infância

Em 2012, o governo federal anunciou o programa ProInfância que contava com recursos de R$ 15 milhões para Santa Maria para a construção de escolas de educação infantil. Seriam feitas 10 creches que ofertariam, pelo menos, 2 mil vagas para crianças entre zero e  5 anos.

Quando anunciadas a expectativa era que as escolas fossem finalizadas, no máximo, até 2014. No entanto, devido a problemas com a empresa contratada até hoje, nenhuma está pronta. Em 2022, novas licitações estão sendo feitas e a construção de cinco creches devem ser retomadas. Já as outras cinco não serão mais construídas. 

Creches que ainda vão ser construídas

Creche Monte Belo, na Cohab Fernando Ferrari (Camobi) – contrato rescindido,  10% da obra concluída Creche Santa Marta, na Nova Santa Marta – contrato rescindido, 11% da obra concluídaCreche Diácono João Luiz Pozzobon, na Maringá – em construção, 80% da obra concluídaCreche Residencial Lopes, no Residencial Lopes – em fase de atualização do orçamento. Licitação deve ser lançada ainda este ano, e a previsão é que em 2023 a creche esteja concluídaCreche Medianeira, na Medianeira – ordem de serviço assinada. A previsão de conclusão é de 300 dias.

Juntas, as EMEIs vão ofertar 600 vagas, se forem em turno integral, ou 1200, caso apenas um turno (manhã ou tarde). Das escolas previstas pelo programa, a que está localizada na Vila Maringá deverá ser a próxima entregue.  A previsão é concluir os trabalhos ainda neste ano.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM recebe o Três Passos nesta quarta-feira pela terceira rodada da Copa FGF Anterior

Inter-SM recebe o Três Passos nesta quarta-feira pela terceira rodada da Copa FGF

Comitê do Meio Ambiente define grupos de trabalho para liderar ações de coleta seletiva e de educação ambiental Próximo

Comitê do Meio Ambiente define grupos de trabalho para liderar ações de coleta seletiva e de educação ambiental

Geral