Obra do Calçadão está 75% concluída e deve ser entregue em junho deste ano

Obra do Calçadão está 75% concluída e deve ser entregue em junho deste ano

A obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia, no centro de Santa Maria, está 75% concluída. Aguardada há muitos anos pela comunidade, como lojistas, trabalhadores e consumidores que utilizam o principal centro comercial da cidade diariamente, o serviço segue avançando e a previsão é que seja finalizado até junho deste ano. O investimento do município na reforma do espaço é de cerca de R$ 3,6 milhões.

O serviço começou pela primeira vez em janeiro de 2020 e a ideia inicial era que a revitalização não utilizasse dinheiro público de forma direta, já que a obra seria executada por meio de medidas compensatórias. Com a pandemia, o trabalho foi paralisado em 2020 e retomado em 2021.

Devido aos problemas resultantes das paralisações e da complexidade do trabalho, a prefeitura decidiu investir recursos próprios e uma licitação foi lançada. Com a contratação da empresa, a Construtora Continental, de Porto Alegre, a nova etapa da obra teve início em junho de 2022.

Agora, depois de oito meses de trabalho, o serviço está concentrado nos decks centrais, com a execução dos acabamentos e das lajes de concreto. A próxima fase será focada no paisagismo, na irrigação e nas demais estruturas que serão revestidas com madeira plástica. Além disso, também devem ser colocados postes de iluminação e lixeiras.

Ainda está prevista uma parte da concretagem até o meio-fio da Rua Floriano Peixoto. Este serviço está pendente, pois é necessária uma ligação da rede de esgoto pluvial da galeria de concreto na rede da Rua Floriano Peixoto.

Após a finalização da obra, a empresa responsável ainda deve seguir fazendo a manutenção do local por dois anos.

Lojistas e pedestres aguardam a finalização da obra dentro do prazo

A expectativa da população é que a conclusão da obra ocorra dentro do prazo, ou seja, daqui a dois meses. A gerente de loja, Maria Scremin Rizzatti, 58 anos, afirma que o serviço causou transtornos, mas com o término da revitalização, ela tem boas perspectivas para o comércio:

- Essa obra atrapalhou bastante o movimento e a circulação das pessoas. Diminuiu muito o fluxo de gente no Calçadão. Sabemos que é necessário e que é uma obra importante, mas está muito demorada e isso tem atrapalhado bastante o movimento da loja. Estamos na expectativa para que termine logo. Espero que as pessoas venham para conhecer o novo Calçadão com a reforma e isso aumente o movimento para as lojas.

A professora Jandira Pilar, 63 anos, trabalha em uma instituição de ensino no Calçadão e está diariamente transitando pelo local. Ela acredita que com a finalização da obra, o espaço vai se tornar mais atrativo para a população:

- O primeiro momento (da obra) foi um pouco difícil porque trabalho aqui no Calçadão, então, além da passagem, que era bastante complicada, (tinha) bastante barulho. Foi trabalhoso nesse sentido. A minha expectativa é que vai ficar lindo e vai ser muito agradável para todo mundo que passar por aqui. Espero que saia em seguida na data que prometeram.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

23ª edição da Marcha para Jesus tem grande expectativa de público e atrações nacionais confirmadas Anterior

23ª edição da Marcha para Jesus tem grande expectativa de público e atrações nacionais confirmadas

Saiba como vai funcionar o passeio de trem para a Quarta Colônia; lançamento oficial ocorreu nesta terça em Santa Maria Próximo

Saiba como vai funcionar o passeio de trem para a Quarta Colônia; lançamento oficial ocorreu nesta terça em Santa Maria

Geral