Atenção, candidato!

O que você não pode esquecer para o segundo dia do Enem

Joyce Noronha

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passam pelo segundo dia de provas neste domingo e é preciso ficar atento a pequenos detalhes para seguir bem no exame. Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos que vão fazer as provas. 

A caneta deve ser fabricada com material transparente e obrigatoriamente preta, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Como controlar a ansiedade antes da prova do Enem

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

Em Santa Maria, três grande eventos acontecem neste final de semana e os candidatos precisam ficar atentos às mudanças no trânsito.

Para quem faz a locomoção de ônibus, a prefeitura e o Sistema Integrado Municipal (SIM) reforçaram a frota de transporte coletivo para que os participantes do Enem consigam chegar aos locais de prova com tranquilidade.

A PROVA
Neste domingo, avaliação será composta por 90 questões de Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia) e Matemática, e mesmo que alguns alunos sintam dificuldades nas disciplinas da área das exatas, parece que a redação, aplicada no primeiro dia,  é o "bicho papão" do Exame.

Pelo menos é o que sente Bruno Favero, 17 anos, que concluiu o Ensino Médio no ano passado e agora tenta uma vaga para Engenharia Civil. Ele acredita que as provas deste domingo sejam mais fáceis do que o primeiro dia do Enem, e não é só porque tem facilidade em matemática.

 Santa Maria, RS, Brasil, 09/11/2017.A segunda prova do Enem vai ser aplicada neste domingo, 12 de novembro, e Bruno Favero, 17 anos, vai participar. O adolescente diz que quer uma vaga para Engenharia Civil, mas conta que tbm fez a prova da ESsA e que o resultado sai no ano que vem. Bruno concluiu o Ensino Médio no ano passado.ele acha que a prova deste domingo vai ser mais tranquila que a primeira, aplicada no dia 5 de novembro.
Bruno quer uma vaga para Engenharia Florestal e acredita que os segundo dia de provas será mais tranquiloFoto: Charles Guerra / New Co

– A prova das Ciências Humanas, com português, literatura... Exigiram muita leitura nos enunciados dos exercícios, às vezes me confundia no que estava pedindo. Os enunciados das exatas são menores e mais diretos. Então quando a gente lê, entende mais rápido o que é para fazer. Pelo menos, eu acho isso – avalia o adolescente.

A estudante Luiza dos Santos, 16 anos, que está no 3º ano do Ensino Médio, também prefere as disciplinas que serão cobradas nas provas deste domingo. Ela quer uma vaga para Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Inep vai corrigir prova de quem esquecer frase do caderno do Enem

Para ela, a grande diferença entre as provas do primeiro dia e as deste domingo é que nas Ciências da Natureza e na Matemática "não tem como fazer interpretações, nem tangenciar tema". 

AVALIAÇÃO DAS PROVAS
Por voltas das 18h30min deste domingo, 12 de novembro, os professores do Totem Vestibulares estarão ao vivo, da redação do jornal, comentando as provas do segundo dia do Enem pelo Facebook do Diário. Acompanhe!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia Civil vai investigar denúncia de estupro em São Francisco de Assis

Próximo

Estado reconhece emergência  em Santa Maria

Geral