Intensidade

O fenômeno meteorológico El Niño aumenta as chuvas no Sul do Brasil

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, e pode se estender desde a costa da América do Sul até a Oceania. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) declarou nesta quinta-feira (8) que as condições para a formação do fenômeno El Niño estão oficialmente confirmadas. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, o fenômeno torna as chuvas mais intensas no Sul do Brasil.   

O El Niño é um dos fatores que pode influenciar na previsão de recordes de temperaturas nos próximos quatro anos. De acordo com a Organização Mundial Meteorológica (OMM), há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027.

Explicação 

Tanto o El Niño, quanto a La Niña, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico (causa maiores períodos de estiagem no Sul do país), podem acontecer em qualquer época do ano, mas com mais frequência entre inverno e primavera, explica Verardo. 

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), a La Niña, estava em atuação há três anos. Agora, segundo a NOAA, o El Niño tende a moderar a atividade dos furacões no Atlântico, mas a favorece no Pacífico. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o evento climático seja fraco no início, no entanto a intensidade pode progredir até setembro, com chances de causar enchentes e alagamentos no Rio Grande do Sul durante a primavera. 

– A intensidade do fenômeno varia de fraca, moderada a forte. No caso deste ano, vai ser forte igual ao ano de 2015 – comenta o meteorologista. 

Quais os impactos no Brasil

El Niño

  • Causa secas no Norte e Nordeste do país (chuvas abaixo da média), principalmente nas regiões mais equatoriais
  • Provoca chuvas excessivas no Sul do país e no Sudeste do país

La Niña

  • As temperaturas ficam mais baixas no Sudeste, principalmente nos meses de verão
  • No Sul pode acontecer secas
  • Nas regiões mais equatoriais do Norte e Nordeste são esperadas chuvas acima da média

*Com informações do site de notícias G1

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saldo  do PIS-PASEP está disponível para saque; saiba quem tem direito e como sacar Anterior

Saldo do PIS-PASEP está disponível para saque; saiba quem tem direito e como sacar

Dia dos Namorados movimenta comércio de Santa Maria Próximo

Dia dos Namorados movimenta comércio de Santa Maria

Geral