Número de pessoas em situação de rua cresce 56% em um ano em Santa Maria

Número de pessoas em situação de rua cresce 56% em um ano em Santa Maria

Foto: Mateus Ferreira

Impulsionado pela pandemia de Covid-19, o número de moradores em situação de rua no Brasil aumentou aproximadamente 25% nos últimos dois anos. Em dezembro de 2023, havia 261.653 pessoas nesta condição. Já no final de 2024, o número saltou para 327.925. Os dados são do levantamento mais recente divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/Polos-UFMG).


Essa realidade constatada pelo levantamento se reflete em Santa Maria. Em 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Social registrou 250 pessoas em situação de rua na cidade. No final do ano passado, esse número subiu para 391, um crescimento de 56,4%.


As causas da problemática

As razões que geralmente levam pessoas a viver nas ruas estão na lista dos motivos apontados pela pesquisa feita pelo observatório da Universidade Federal de Minas Gerais: brigas familiares, desilusões amorosas, transtornos ligados à saúde mental e fatores como a pandemia e tragédias climáticas. O levantamento foi feito com base nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Serve como indicativo das populações em vulnerabilidade para quantificar os repasses do governo federal aos municípios.

 
Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenadora do programa de extensão “UFSM nas ruas”, Amara Battistel, que os motivos apontados na pesquisa estão de acordo com realidade de quem acompanha o cenário dessa população.

 
– Os principais motivos que levam as pessoas a viverem nas ruas é a desfiliação social, a perda de vínculos familiares e de trabalho, uso abusivo de álcool e outras drogas, transtornos mentais graves, a pandemia aumentou e as tragédias climáticas também - afirma ela, que trabalha, além dos moradores, com catadores no projeto de extensão.


Enchente histórica no Estado foi determinante

Em relação a Santa Maria, o secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria, Juliano Soares (Juba), diz que a enchente que destruiu o Estado em maio último foi fator determinante para a elevação do número de pessoas em situação de rua na cidade.


– Muitas pessoas saíram de sua cidade, perderam tudo e vieram para Santa Maria. Conseguimos analisar que duas cidades no Estado tiveram uma crescente de pessoas nessa situação após as enchentes: Santa Maria e a Capital, Porto Alegre – afirma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paralisação dos ônibus de transporte coletivo afeta 15 mil passageiros em Santa Maria Anterior

Paralisação dos ônibus de transporte coletivo afeta 15 mil passageiros em Santa Maria

Institutos de meteorologia alertam para possibilidade de chuvas excessivas e temporais nesta semana no RS e outras 5 notícias Próximo

Institutos de meteorologia alertam para possibilidade de chuvas excessivas e temporais nesta semana no RS e outras 5 notícias

Geral