Eduardo Ramos
Nesta terça, durante o Café com Turismo, a prefeitura de Santa Maria anunciou uma série de ações voltadas para o incentivo do turismo na Região Central. O evento teve a participação de representes do poder público, como o prefeito em exercício Rodrigo Décimo e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, além de empresas e entidades da cidade como o Senac, Sebrae, AHTURR e Arquidiocese de Santa Maria. O objetivo foi apresentar as iniciativas que já são realizadas, assim como envolver empresas e entidades do setor de hotelaria e restaurantes nas próximas ações.
Na ocasião, Décimo destacou que, no Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, os quatro pilares do turismo em Santa Maria ganham mais força. Para o prefeito em exercício, o fomento com a realização de eventos, a articulação com empreendedores e órgãos públicos, a regulação a partir da legislação e o investimento em equipamentos (aeroporto, Calçadão e Distrito Criativo) são potenciais turísticos:
– Nós estamos fazendo o Café com Turismo para envolver as entidades que trabalham com esse assunto. Temos fortes pilares regionais, além de locais como a Quarta Colônia, os Caminhos de Pedra que começam em Mata e a formação geológica que é o berço dos dinossauros, por exemplo, são potências que temos que avançar e consolidar. Precisamos trabalhar juntos para receber os turistas. Isso gera uma riqueza muito importante, culturalmente e economicamente.
Leia mais:
R$ 6 milhões destinados ao transporte público devem bancar gratuidade de idosos e tentar evitar aumento da tarifa no ano que vem em Santa MariaOito unidades de saúde atendem usuários em turno estendido até sexta-feira em Santa MariaComeçam as obras de ampliação e reforma do Fórum da Comarca de Santa Maria
De acordo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, a pasta tem dedicado os esforços para propor iniciativas que incentivem o turismo em Santa Maria e região.
– Além de apresentar as potencialidades turísticas, queremos que as pessoas possam começar a viver e a sentir isso na prática. Então, já começamos a desenvolver e participar de uma série de ações, como a realização da Romaria em dois dias, o investimento no Distrito Criativo e a ampliação do aeroporto – explica Ticiana.
Ainda, empresas como Imembuí Microfinanças, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) participaram da iniciativa para apresentar ações como crédito a pequenos empreendimentos relacionados ao turismo e capacitações para profissionais do setor. Segundo a diretora do Senac, Paula Machado Corrêa, a instituição oferecerá cinco cursos para trabalhadores do ramo hoteleiro.
– Os cursos terão 20 vagas. Ou seja, serão 100 pessoas que trabalham em hotéis e restaurantes capacitadas para trabalhar com muita qualidade para ajudar o desenvolvimento do turismo em Santa Maria. A ideia é oferecer cursos voltados, principalmente, a camareiras, garçons e recepcionistas. Nos próximos dias vamos publicar o regulamento completo – ressalta.
Desenvolvimento sustentável
Durante a apresentação, Décimo disse que o desenvolvimento sustentável é a base das iniciativas do município, como o Distrito Criativo Centro-Gare.
– Queremos trabalhar com o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Isso significa que temos um desenvolvimento sustentável. Por isso trabalhamos com patrimônios materiais e imateriais, como o sentimento que é despertado quando passamos na Vila Belga. Por isso o Distrito Criativa é baseado no respeito à memória ferroviária.
A Casa de Cultura, prédio histórico de Santa Maria fechado desde dezembro de 2015, quando foi desocupado e interditado pela Defesa Civil por não contar com um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) e acumular uma série de problemas nas redes elétricas e hidráulicas, também esteve em pauta. O prefeito em exercício explicou que há um projeto de revitalização do local que passa por análise do Ministério Público. Os recursos para a obra seriam do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados.
Além das construções históricas de Santa Maria, a natureza da Região Central também é protagonista do fomento ao turismo a partir do Geoparque Quarta Colônia, projeto apoiado pela Universidade Federal de Santa Maria, e do incentivo ao turismo de aventura e cicloturismo.
Leia todas as notícias