Para reforçar a vacinação contra influenza e sarampo em todo o país, o Dia D ocorrerá neste sábado. Em Santa Maria, doses das vacinas influenza e tríplice viral serão aplicadas em 25 locais. Segundo a enfermeira Cecília Pedro, responsável pelo setor de imunizações da prefeitura de Santa Maria, o horário de atendimento será padrão para os postos de saúde neste dia, por se tratar de uma mobilização de território nacional.
– Aqui em Santa Maria, nós vamos ofertar a vacinação das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, para os três públicos que são contemplados pela campanha da gripe, que são idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até menores de cinco anos. O público-alvo da imunização do sarampo é somente os trabalhadores da saúde e as crianças dessa mesma faixa etária.
Ações de vacinação para crianças contra a Covid-19 ocorrem sem necessidade de agendamento em Santa Maria
Entretanto, segundo a prefeitura, dois locais devem funcionar em horário diferente: a Estratégia de Saúde da Familia (ESF) Pains, que atenderá das 13h30min às 16h e a ESF Arroio do Só, no período das 8h ao meio-dia. Para a enfermeira, além de ser um dia de imunização, o Dia D será de análise e auxilio na cobertura vacinal contra outras doenças, especialmente no caso do público infantil.
– É importante enfatizar que os pais e familiares busquem esse Dia D, porque é um momento oportuno para levar as crianças às unidades. O vacinador também aproveita para avaliar a caderneta de vacinas e verificar o que essa criança tem em atraso. Nos últimos dois anos de pandemia, observamos que houve até uma baixa na procura das vacinas e os nossos percentuais caíram um pouco. Então, temos o risco de doenças como o sarampo, por exemplo, voltar a circular. E essa não é a ideia. As vacinas existem para fazer a prevenção e a profilaxia contra essas doenças – afirma Cecilia.
Para se imunizar contra a gripe e o sarampo no município, é necessário levar carteirinha de vacinação ou caderneta (no caso de crianças), documento com foto e CPF. Confira a lista completa dos locais abaixo.
DOSES
Na terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde, por meio de assessoria de comunicação, confirmou o envio de mais de 343.990 doses de vacinas para 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) para a campanha contra a gripe e o sarampo nos municípios. Conforme o levantamento, até o momento, foram disponibilizadas 157.790 doses de Influenza e 32.250 da tríplice viral para a 4ª CRS, que redistribui o quantitativo para mais de 30 municípios da Região Central.
Segundo a enfermeira Cecília, no contexto atual, Santa Maria tem 30 mil doses da influenza trivalente e 12 mil da tríplice viral. Este levantamento conta com o número de doses enviadas na nova remessa, que chegou ao município na quarta-feira.
GRIPE
A campanha contra a gripe começou oficialmente no dia 4 de abril, simultaneamente a do sarampo. Nos municípios gaúchos, principalmente via Sistema Único de Saúde (SUS), é ofertada a vacina influenza trivalente, considerada eficaz contra a doença e as novas variantes (H1N1, H3N2 e tipo B). O primeiro grupo contemplado pela campanha foram de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde acima de 18 anos, mediante a comprovante de atividade.
Devido à crescente demanda de atendimentos de urgência pediátrica, motivados especificamente por quadros clínicos respiratórios, o Estado, por meio da secretaria de Saúde, resolveu antecipar a vacinação de crianças para o dia 25 de abril. Os demais grupos, considerados prioritários pelo Estado, devem ser imunizados a partir do dia 2 de maio.
Primeira etapa (desde 4 de abril)
Idosos com 60 anos ou mais
Trabalhadores da saúde
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) (após a antecipação para o dia 25/04)
Segunda etapa (a partir de 2 de maio)
Gestantes e puérperas
Povos indígenas
Professores
Pessoas com comorbidades
Pessoas com deficiência permanente
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas
SARAMPO
No caso da imunização contra o sarampo, os grupos contemplados são os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Desde o dia 4 de abril, trabalhadores da saúde, mediante a comprovante de atividade, estão sendo vacinados. Com a decisão do Estado, tornou-se válido também para a vacinação contra a doença, antecipar a aplicação das doses em crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A data anterior para a segunda etapa era a partir de 2 de maio.
UNIDADES DE SAÚDE PARTICIPANTES DO DIA D:
ESF Alto da Boa Vista (Rua 25 de Abril, junto à Escola Adelmo Simas Genro)
ESF Roberto Binato (Vila Caramelo)
ESF Victor Hoffmann (Rua Distrito Federal, 80, Vila Rossi)
UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80, Bairro Tancredo Neves)
ESF Parque Pinheiro (Rua Engenheiro Renato Pereira da Cunha)
UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal da Cunha, Bairro Salgado Filho)
UBS Joy Betts (Rua Castro Alves, 140, Bairro Perpétuo Socorro)
ESF Itararé (Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé)
UBS Mozzaquatro (Rua Félix Manarim, Vila Shirmer, Bairro João Goulart)
Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Centro)
ESF Lídia (Rua Maestro Ribas Barbosa, 13, Vila Lídia)
Centro Social Urbano Maria Ribas De Nardin (Rua Ernesto Alves, 245, Vila Oliveira, Bairro Passo D’Areia)
UBS Dom Antônio Reis (Rua Izidoro Grassi, 277, Bairro Medianeira)
UBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Camobi)
EAP Walter Aita (Rua Luiz Petry, Cohab Fernando Ferrari, Bairro Camobi)
ESF São Francisco (Rua Santa Maria, Residencial Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon)
ESF Maringá (Rua Santo Expedito, 375, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon)
ESF Urlândia (Rua Valdir C. da Silva, 495, Vila Urlândia)
ESF Passo das Tropas (Rua Antônio Khol, 99, Passo das Tropas)
ESF Santos (Rua Antônio Felício Foletto, 7, Vila Santos)
EAP Oneyde de Carvalho (Rua Victorio Lorenzi, 100, Vila Lorenzi)
ESF Santo Antão
UBS Felício Bastos (distrito de Boca do Monte)
*ESF Pains (junto à subprefeitura) – das 13h30min às 16h
*ESF Arroio do Só (junto à subprefeitura) – das 8h ao meio-dia
OUTROS LOCAIS
Nos demais dias, a vacinação contra gripe e sarampo é ofertada nas unidades de saúde (UBSs) e estratégias de saúde da família (ESFs) em dias e horários variados, conforme a organização de cada equipe. As duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia, sem a necessidade de intervalo. Para obter mais informações, entre em contato com a Central de Imunizações, com o Centro de Referência de Cuidado em Enfermagem (EnfClin) ou diretamente nos postos de saúde de Santa Maria.
Com foco nesta campanha, a vacinação contra a Covid-19 não será ofertada em todos os locais como anteriormente. Então, os interessados em se imunizar, deverão acompanhar a agenda de vacinação da prefeitura ou aplicar a vacina em farmácias parceiras da iniciativa no município.
CENTRAL DE IMUNIZAÇÕES
WhatsApp: (55) 99167-4172
E-mail: [email protected]
CENTRO DE REFERÊNCIA DE CUIDADO EM ENFERMAGEM (ENFCLIN)
WhatsApp: (55) 999441-7717 ou (55) 99608-9860
Telefones: (55) 3025-9724, (55) 3025-9727, (55) 3025-9750, (55) 3025-9733, (55) 3025-9744, (55) 3025-9732
Webchat: www.fismaenfclin.com.br