Nesta quarta-feira é o dia de se desafiar a realizar atividades físicas

Quintana

Nesta quarta-feira é o dia de se desafiar a realizar atividades físicas
Foram disponibilizadas quatro bicicletas adaptadas para o a prática da modalidade Handbike no Shopping Praça Nova. Foto: José Quintana Jr/Diário

Incentivar as pessoas a fazerem pelo menos 15 minutos de atividade física. Esse é o objetivo do Dia do Desafio, durante toda essa quarta-feira, para relembrar a população o quanto o exercício físico faz bem para a saúde. Em Santa Maria, o Sesc realizou diversas ações pela cidade para promover a prática esportiva.

Entre elas, a Handbike, em alusão ao tema da edição 2022, “Desafio da inclusão”, proporcionando exercícios voltados à promoção do paradesporto e a importância de se colocar no lugar do outro. No shopping Praça Nova foram disponibilizadas quatro bicicletas adaptadas para a prática da modalidade:

– Sempre falo que o esporte ele dá, além da saúde, condição física, uma coisa que você não pode pegar, apalpar, que é a liberdade. Essa liberdade que tu prova quando está praticando qualquer atividade física é fantástica. Quem puder participar, vai poder provar um pouco do esporte adaptado – explica o paratleta, Denílson Souza, coordenador da atividade no shopping Praça Nova.

Na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade, muitas das pessoas que passavam pelo local dedicaram alguns minutos do dia para participar das mais variadas atividades esportivas. A aposentada Clelia Massoli estava indo ao médico quando viu as atividades do Dia do Desafio. Ela aproveitou para fazer 15 minutos de esteira:

– Estou indo pro médico lá em Camobi, vou ter que fazer uma cirurgia. Vi a esteira, e vou fazer também.

Além das esteiras, o público pode participar na praça de aulas de treinamento funcional, ritmo, alongamento e dança.

– Que a gente mude nossa atitude, deixe o sedentarismo de lado e cuide da nossa saúde – afirma o auxiliar de cultura e lazer do Sesc, Maique Argenta.

Outro ponto bastante movimentado foi a pista de corrida da Brigada Militar de Santa Maria. O Desafio era ver quantas maratonas (que compreende 42 km e 195 metros) seriam completadas somando as distâncias percorridas pelos participantes na pista de 400 metros, localizada na sede da corporação no bairro Nossa Senhora das Dores. Cerca de 150 policiais, além de atletas de corrida e o público em geral participaram da atividade.

– A Brigada Militar sempre está presente nos eventos que envolve a sociedade. Isso serve de motivação para a prática de atividade física e superar os desafios. Movimentar e sair da zona de conforto – declara Fabiano Brondani de Aquino, tenente da Brigada Militar.

Cerca de cento e cinquenta policiais militares participaram do Dia do Desafio na pista da brigada. Foto: Eduardo Ramos/Diário

Além do incentivo a população deixar o sedentarismo de lado e investir na saúde, o Sesc também promoveu o já tradicional desafio solidário para arrecadar caixas de leite (UHT). Os alimentos serão destinados a entidades sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc no Rio Grande do Sul.

José Quintana Jr, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Civil indicia estudante da UFSM pelo crime de racismo Anterior

Polícia Civil indicia estudante da UFSM pelo crime de racismo

Safra de azeite de oliva aumenta 120% no estado Próximo

Safra de azeite de oliva aumenta 120% no estado

Geral