Na 5ª edição, Forúm dos Direitos Humanos da UFSM promoverá atividade sobre serviços de saúde LGBTQIA+

Arianne Lima

Na 5ª edição, Forúm dos Direitos Humanos da UFSM promoverá atividade sobre serviços de saúde LGBTQIA+
Promovido pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o 5º Forúm dos Direitos Humanos irá promover uma mesa de apresentação sobre serviços de saúde de Santa Maria voltados a população LGBTQIA+. A atividade ocorrerá na próxima terça-feira (8), às 14h, no auditório do prédio 74C do Centro de Ciências Sociais e Humanas. Os interessados podem se inscrever pelo formulário disponibilizado pela Casa Verônica.

Revelância

A atividade deve celebrar um ano da resolução 64/2021, que prevê a criação de uma Política de Igualdade de Gênero dentro da instituição. Conforme a administradora da Casa Verônica, Bruna Loureiro Denkin, a idéia de criar a mesa voltada aos serviços de saúde para a comunidade LGBTQIA+ considera o fato de que “o município está se tornando uma referência no atendimento a esta população, mas muitas pessoas ainda desconhecem os serviços ou não sabem como acessá-los”. O papel da instituição em ações como esta é enfatizado por Bruna:

– Em um cenário de tantas violências que são sofridas por esse público, em que ainda temos muito no que avançar, oferecer serviços especializados que estejam atentos às demandas dessa população é muito importante e enquanto Universidade, esperamos poder contribuir para estreitar laços entre as diferentes instituições, para formação de redes de atendimento e cuidado à população LGBTQIA+.

Da oportunidade, deve participar o psicólogo do ambulatório trans do Hospital Casa de Saúde, Thadeu de Oliveira Lucca. A enfermeira Salete Scaramuza e do servidor Paulo Hovarth também irão compor a mesa, representando o ambulatório LGBT + Transceder, o primeiro criado em Santa Maria.

– Esperamos que o público possa aproveitar as atividades ofertadas, que possam aproveitar a fala das convidadas e convidados. Que faça sentido para quem participar, não só pessoas da comunidade LGBTQIA+ mas todas as pessoas identificadas com o tema. O evento foi pensado para a comunidade e só faz sentido com a participação e adesão do público. Também com isso esperamos uma aproximação maior do público com a Casa Verônica, que é um serviço novo na UFSM. Que possamos sair mais fortalecidas(os) desse encontro – diz Bruna sobre a expectativa para o evento.

A 5ª edição do Fórum de Direitos Humanos ocorrerá entre os dias 7 e 10 de novembro, integrando o 14º Salão de Extensão UFSM da 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI). O evento tem parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Casa Verônica e Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM. A programação completa pode ser vista aqui.

Programe-se!

O quê – Mesa de apresentação dos serviços de saúde para LGBTQIA+ em Santa Maria (Ambulatório Municipal LGBT+ Transcender e Ambulatório Trans do Hospital Casa de Saúde)Quando – Na terça-feira (8), às 14hOnde – No auditório do Prédio 74 C (CCSH), no campus sede da UFSM (Av. Roraima, 1000, Bairro Camobi) Inscrições – Pelo formulário aqui

Arianne Lima – [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para receber visitantes no feriado, cemitérios de Santa Maria recebem reforços nos serviços de limpeza e manutenção  Anterior

Para receber visitantes no feriado, cemitérios de Santa Maria recebem reforços nos serviços de limpeza e manutenção 

Encomenda de LSD enviada em livro de caça-palavras é interceptada pela Polícia Federal em Santa Maria Próximo

Encomenda de LSD enviada em livro de caça-palavras é interceptada pela Polícia Federal em Santa Maria

Geral