Cerca de 2 mil pessoas visitaram o Museu Erico Veríssimo, em Cruz Alta, em 2022. Os visitantes vieram de vários lugares, tanto de cidades próximas, quanto de estados mais distantes, como São Paulo, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais, e até mesmo de outros países, como Canadá, Argentina, Senegal, França, Equador, Itália e Holanda. No total, o museu recebeu pessoas de 172 cidades no ano que passou.
A antiga casa em Cruz Alta, terra natal de Erico Veríssimo e que inspirou uma de suas obras mais célebres, “O Tempo e o Vento”, abriga o museu e vários objetos que pertenciam ao escritor. Eles estão todos os expostos, como sua primeira máquina de escrever, alguns de seus documentos, cadernos com anotações e fotos de momentos significativos da vida de Erico.
O prédio que abriga o museu foi construído por volta de 1883. Para ter acesso a todas essas memórias basta ir até o local, de segunda à sexta-feira, nos horários de visitação. O local é aberto diariamente das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Porém, grupos com mais de 10 integrantes precisam agendar visita, já que o limite é de 20 pessoas por vez.
De acordo com a servidora Emilia do Nascimento Machado, que trabalha no museu há 23 anos, grupos ou pessoas interessadas podem fazer uma visitação guiada:– O tour com explicações sobre o museu e palestra com vídeos sobre a vida de Erico é muito procurado, pois é a oportunidade para conhecer a história da vida de um dos escritores mais famosos do mundo, do qual Cruz Alta se orgulha de ter como filho – destaca.
Agende-se
O quê – Museu Erico Veríssimo
Quando – De segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Onde – Rua General Osório, 380, bairro Malheiros, Cruz Alta
Quanto – De graça
Informações e agendamentos – Pelo telefone (55) 3322 6448 e e-mail [email protected]
Leia todas as notícias