cidadania

Mulheres se unem para ajudar animais de rua abandonados

Luisa Neves

Foto: Gabriel Haesbaert
As parceiras: Letícia Adamy (da esq. para a dir.), Andreia Brasil, Marce Siqueira e Rejane Canedas se uniram para resgatar bichos de rua

Há dois anos, Marce Siqueira, Letícia Adamy e Andrea Brasil reuniram-se para colocar em prática um desejo em comum: proteger e ajudar animais abandonados, doentes ou perdidos em Santa Maria. Com o tempo, outras pessoas uniram-se ao objetivo e o que era apenas uma iniciativa particular transformou-se no projeto Somos Pet.

Inconformada com o grande número de animais abandonados em Santa Maria e apaixonada por bichos desde criança, a administradora Andrea, resolveu arregaçar as mangas e fazer a diferença para a bicharada.
- Tudo começou quando resgatei um animalzinho machucado na rua. A partir dali, percebi a carência que a cidade tem em tratar, castrar e doar animais em vulnerabilidade. Imediatamente, quis me envolver com essa causa. Mas sabia que, sozinha, não conseguiria. Pedi ajuda a Letícia, que é veterinária, e demos início ao projeto - conta Andrea.

Protetora ensina a fazer caminha para pets aproveitando material usado

Logo, a psicopedagoga Marce aliou-se à causa. Depois, a psicóloga Betania Stangarlin e a funcionária Cláudia Silveira Spall uniram forças com a iniciativa. Juntas, já ajudaram mais de mil animais com alimento, castração e adoção. Marce conta que a cidade tem muitos animais machucados, doentes, famintos e que precisam ser castrados. Para ela, não existe a possibilidade de negligenciar essas necessidades.

- Nunca deixei um animal em situação de desespero. Não podemos ignorá-los, tampouco deixá-los a perigo nas ruas ou doentes. Nossa intenção com o Somos Pet é unir forças e buscar recursos para mudarmos nem que seja um pouco desta situação. Desde o início do projeto, realizamos brechós e rifas, promovemos risotos beneficentes e vendemos livros para comprar ração e medicamento e pagar consultas ou castrações. Sem a ajuda da comunidade, não poderíamos fazer nada - desabafa a voluntária.

Saiba o que é a tosse canina e como tratar

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Letícia explica que a Somos Pet presta conta de todos os recursos em dinheiro que chegam ao projeto. Para isso, as voluntárias usam as redes sociais e mantém uma tabela atualizada de doações que pode ser vista na sede do projeto, na Pet Shop Dom Canino.
- Quando as pessoas fazem doações em dinheiro, pedimos que nos enviem o comprovante de depósito. Tudo fica arquivado e pode ser visto a qualquer momento - garante a veterinária.

Cooperação mútua é o segredo de cidadania dos Caras do Bem

Ela lembra que diversas clínicas de Santa Maria ajudam na recuperação e castração de cães e gatos acolhidos no Somos Pet. Segundo Andrea, a prestação de contas é fundamental para que o Somos Pet mantenha a credibilidade que conquistou deste o início.

- Quando os recursos não chegam, colocamos dinheiro do próprio bolso, mas não deixamos um animal ferido sem atendimento. Felizmente, contamoscom vários parceiros, entre eles, protetores independentes ou outros projetos. A ajuda mútua é fundamental para persistirmos - afirma Andrea.

Ex-jogador de futebol de Santa Maria leva esporte ao Beco da Tela

Letícia destaca que o apoio das clínicas Vet Center, Animal Vet, Bichos e Capricho e Sede do Cachorro são essenciais para que os animais acolhidos sejam atendidos, tratados, castrados e medicados por especialistas. 

COMO AJUDAR
O Somos Pet recebe doações em dinheiro, ração e medicamentos. Além disso, realiza ações específicas como risotos beneficentes e brechós com o objetivo de arrecadar recursos. Os contatos podem ser feitos pelo Facebook.

Aposentada é o anjo da guarda dos moradores do bairro Chácara das Flores

PONTOS DE ARRECADAÇÃO

  • Casamanda Interiores. Avenida Presidente Vargas, 1.119. Fone (55) 3223-1000
  • Vest Branco. Rua Venâncio Aires, 1.536.
  • Izabel Modas, na Astrogildo de Azevedo, 389. Centro. (55) 3223-3289
  • Escritório de advocacia Daiane da Silveira. Rua Floriano Peixoto, 1.124, sala 201, edifício São Pedro
  • Dom Canino Pet Shop. Rua Antônio Botega, 807, Bairro São José. (55) 3347-8440
  • Quartel da Brigada Militar, Bombeiros em Camobi na Rótula da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidades de saúde preparam acompanhamento em beneficiários do Bolsa Família Anterior

Unidades de saúde preparam acompanhamento em beneficiários do Bolsa Família

Semana deve ser de sol e calor em Santa Maria Próximo

Semana deve ser de sol e calor em Santa Maria

Geral