trânsito

Mudanças resultam em mais fluxo e mais velocidade, dizem moradores

Joyce Noronha


Fotos: Lucas Amorelli (Diário)
Rua Zeferino Rodrigues Corrêa agora tem tráfego de veículos apenas no sentido bairro-Centro

A implementação do sistema binário - troca de sentido do tráfego de veículos nas vias - em Santa Maria chegou aos bairros Noal e Nossa Senhora de Fátima em dezembro. Cerca de um mês depois, moradores e comerciantes das ruas dizem que os motoristas aproveitam a melhora no fluxo para aumentar a velocidade. 

No Bairro Noal, as ruas Miguel Meirelles e Zeferino Rodrigues Corrêa, que antes eram mão dupla, agora são mão única. A primeira no sentido Centro-bairro e a outra bairro-Centro.

Proprietária de uma padaria na Rua Miguel Meirelles, Daiane Brito, 24 anos, diz que com a mudança percebeu uma queda de movimento no estabelecimento e um aumento na velocidade dos carros que passam pela via.

- Acho que vão ter que colocar um quebra-molas aqui. Temos medo que logo dê um acidente - diz Daiane.

Na Rua Zeferino Rodrigues Corrêa, paralela à Rua Miguel Meirelles, o auxilia de manutenção Luiz Eduardo Oliveira, 27 anos, diz que a situação é semelhante. Para ele, fazer a troca de mão dupla para única foi bom, mas ele percebeu um aumento no fluxo de veículos, que passam em alta velocidade.

- Acho que ficou bom, mas ainda tem o que fazer. Ano passado teve um atropelamento de uma criança aqui na rua, agora pode não ter mais o monte de carros se espremendo pela rua, mas os motoristas estão passando muito mais rápido - conta Oliveira.

BAIRRO FÁTIMA
Outras ruas que integram o sistema binário são a Daltro Filho e Maurício Cardoso, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O instalador de TV a cabo Rafael de Castro Fortes, 24, trabalha em uma empresa na Rua Daltro Filho e diz que percebeu melhoras, mesmo que precise fazer uma volta maior quando vai sair da empresa de carro.  

Fortes gostou que o fluxo de veículos desde a implementação está melhor e que agora é mais fácil achar vagas de estacionamento na via. Ele diz que na verdade só será possível avaliar se a troca funciona depois que voltarem as aulas do Colégio Fátima, que fica na Avenida Presidente Vargas e tem os fundos na Rua Daltro Filho.

A cabeleireira Jana Godoi, que mora e tem salão na Rua Maurício Cardoso, concorda que é preciso esperar a volta das aulas na escola para saber se vai ser melhor. Por enquanto, ela diz que o movimento na rua dela aumentou e viu um benefício:

- Com a troca de sentido pelo menos arrumaram o asfalto da rua, que antes era todo esburacado - relata.

O QUE DIZ QUEM TRABALHA NO TRÂNSITO DIARIAMENTE
O taxista Zeperson Peranzoni, 41 anos, diz que a fluidez no tráfego de veículos melhorou, mas concorda que há motoristas que aproveitam isso para andarem com mais velocidade. Ela trabalha atrás do volante há 21 anos e em primeiro lugar recomenda prudência a todos os condutores. Contudo, não descarta a sugestão de redutores de velocidade, como lombadas, para as ruas que agora funcionam com o sistema binário. 

A secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, diz que está previsto no Plano Plurianual (PPA) - que prevê o uso do orçamento municipal ao longo de quatro anos - a instalação de câmeras para fiscalizar o trânsito. Porém, ela menciona que a compra destes equipamentos precisa ser feita com cautela, já que a prefeitura "vem atuando com cuidado nas finanças".

Além das câmeras, Sandra diz que estudos são feitos regularmente nas ruas, e não só nas que receberam o sistema binário, para avaliar a necessidade de implementação de redutores de velocidade.

De modo geral, a titular da pasta acredita que "falta educação no trânsito" em Santa Maria e pede o auxílio da população para manter a segurança no tráfego de veículos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vigilância em Saúde investiga se morte de bugio foi causada por febre amarela Anterior

Vigilância em Saúde investiga se morte de bugio foi causada por febre amarela

Apostador gaúcho leva mais de R$ 1 milhão na Lotofácil Próximo

Apostador gaúcho leva mais de R$ 1 milhão na Lotofácil

Geral