Mostra gratuita exibe filmes sobre deficiência em Santa Maria

Bernardo Abbad

Mostra gratuita exibe filmes sobre deficiência em Santa Maria

unknown

O filme Eu Sou Irina (2019) é um dos selecionados para a mostra. Fotos: Divulgação

De 22 a 26 de abril, Santa Maria será palco da Mostra Assim Vivemos, com sessões de filmes sobre deficiência. O evento é originado do “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência”, que é realizado desde 2003 no Centro Cultural Banco do Brasil, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo é promover a reflexão sobre temas como inclusão, acessibilidade, diversidade e autonomia.A programação da mostra, que tem divulgação do Fundo Municipal de Cultura, conta com seis filmes, entre curtas, médias e longas-metragens de diferentes países, que formam um mosaico diverso, abrangente e rico sobre as questões que envolvem as pessoas com deficiência e, consequentemente, toda a sociedade. Os filmes terão recursos de acessibilidade comunicacional, como audiodescrição, legendas descritivas e interpretação em Libras.As sessões presenciais serão realizadas em diversos locais da cidade, como o auditório do prédio 67 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação de Cegos e Deficientes Visuais (ACDV) e Escola Especial Reinaldo F. Coser.A sessão 1 contará com os filmes Mona (2018), Ver e Crer (2007), Estrangeiros (2013) e Uma Menina em 10 x 10 (2016). Já a sessão 2 apresentará Eu Sou Irina (2019) e Sete Léguas (2019).

DIÁLOGO

Com curadoria cuidadosa, que busca dar o espaço de fala e o protagonismo para as pessoas com deficiência contarem suas histórias, a mostra se revela uma experiência que transforma todos os públicos. O evento também promove um diálogo com a audiência sobre temas levantados pelos filmes, onde pessoas com deficiência e profissionais com e sem deficiência se encontram.– A seleção de filmes busca mostrar a grande diversidade de situações vividas pelas pessoas com deficiência em diferentes países e contextos sociais, e assim promover a reflexão sobre as possibilidades de inclusão e vida autônoma. No Assim Vivemos, elas são os personagens principais e mostram suas histórias e desafios – ressalta Fernando Pozzobon, produtor da mostra.

PROGRAMAÇÃO

22/04 – 15h (Sessão 1), na ACDV

24/04 – 8h (Sessão 2), na APAE

25/04 – 14h (Sessão 2) e 19h (Sessão 1), na UFSM

26/04 – 10h (Sessão 2) e 19h (Sessão 1), na EEEE Dr. Reinaldo F. Coser

Agende-se

O quê – Assim Vivemos – Mostra de filmes sobre deficiência

Quando – De 22 a 26 de abril

Onde:ACDV – Associação de Cegos e Deficientes Visuais, na Rua Manuel Ribas, 1924A, Vila BelgaAPAE – Na Rua Cel. Benjamim D’Ávila Prado, 400, Bairro Santa MartaUFSM – No auditório do prédio 67, Av. Roraima, 1.000, Bairro CamobiEEEE Dr. Reinaldo Fernando Cóser – Na Rua Valdemar Coimbra, s/n, Bairro Lorenzi

Quanto – De graça

Informações – Pelo Instagram @festivalassimvivemos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso Gabriel: julgamento dos três PMs acusados de homicídio é marcado para julho Anterior

Caso Gabriel: julgamento dos três PMs acusados de homicídio é marcado para julho

Sem previsão de reajuste salarial, professores municipais se reúnem nesta quarta em Assembleia Geral Próximo

Sem previsão de reajuste salarial, professores municipais se reúnem nesta quarta em Assembleia Geral

Geral