Diário nos Bairros: Eleições 2016

Moradores do João Goulart pedem investimento em saúde

Lizie Antonello

"

O João Goulart foi um dos bairros visitados pelo projeto Diário nos Bairros Eleições 2016 onde as opiniões foram mais heterogêneas. Os moradores entrevistados se dividiram entre as várias necessidades da população. Mas, quando perguntados sobre o que o próximo prefeito poderia fazer para melhorar a vida da comunidade, a prioridade mais citada foi o melhor aparelhamento da Unidade Básica de Saúde Waldir Aita Mozzaquatro, que fica na Rua Félix Manarin. Na sequência, vieram o asfaltamento das ruas e a presença na guarda municipal. 

A queixa em relação à saúde é a mesma da população de outros bairros, o polêmico sistema de agendamento. Adotado pela atual administração para tentar acabar com as filas em frente aos postos de madrugada, a medida desagrada quem tem de ir cedo para unidade e só consegue uma consulta para a semana seguinte.

Melhorias nas ruas é o pedido dos moradores do Km3 para o próximo prefeito

Para o metalúrgico aposentado Carlos Alberto Krauschenberg, 64 anos, que mora no local há 20 anos, ampliar a equipe do posto de saúde melhoraria a situação:

– Tinha que aumentar a equipe médica – aponta.

O microempresário João Batista Quevedo, 52, afirma que o posto deveria ficar mais tempo aberto. Atualmente, a unidade Waldir Mozzaquatro abre de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 16h. A equipe do posto inclui três clínicos, dois ginecologistas, uma pediatra, uma técnica em enfermagem, um odontopediatra, um odontólogo adulto e um auxiliar de serviços gerais. Situação bem melhor do que a maioria dos postos da cidade que tem equipe reduzida. 

Qualquer melhoria nas ruas é bem-vinda no bairro Cerrito

Dona Marlene Goulart Schultz, 75, não reclama da qualidade do atendimento, mas, assim como a maioria dos moradores ouvidos pela reportagem, gostaria que abrisse aos sábados e domingos, em feriados e feriadões. Nesses dias, as pessoas que precisam de atendimento têm de buscar socorro no PA do bairro Patronato e na UPA, que fica no Perpétuo Socorro, e que deveriam atender apenas urgências e emergências. A prefeitura admite o déficit de profissionais na área, alega que não consegue contratar mais gente e tenta realizar um concurso público como solução para a falta de médicos. 

Investimento em saúde para atender aos moradores do Diácono João Luiz Pozzobon

O Ministério Público instaurou um inquérito civil para invest"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dois homens e um jovem são presos por receptação em Santa Maria

Próximo

Professores e pais registram boletim de ocorrência sobre confusão na Escola Augusto Ruschi

Geral