memória da cidade

Monumento ao Ferroviário tem sinais de abandono e vista prejudicada por vegetação

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Parte da vista do mirante é prejudicada pela vegetação alta

É comemorado nacionalmente neste sábado o dia do ferroviário. Em Santa Maria, a data também evoca a história da cidade, que cresceu em torno das ferrovias que formam, por aqui, um dos maiores entroncamentos ferroviários do país. Mas um símbolo importante dessa tradição parece estar esquecido pela comunidade: o Monumento ao Ferroviário, no Bairro Itararé. 

Inaugurado em 1934 e restaurado em 1974, o monumento, em forma de obelisco, representa a força de trabalho dos ferroviários. A construção fica no topo de um morro, acessado por uma escadaria de cerca de 130 degraus e oferece uma vista privilegiada de toda a cidade a partir do mirante. Ao menos deveria, já que o estado atual de conservação impede a visão de boa parte do centro da cidade. É que o mato e o capim tomaram conta do espaço e bloqueiam parte do visual. A visão do entroncamento ferroviário e da Gare, inclusive, também é prejudicada.

O aspecto do monumento é de abandono. Pichações e lixo (garrafas plásticas e latinhas, principalmente) tomam conta do espaço. A escadaria também não está bem conservada, com capim crescendo entre rachaduras e pontos com muretas quebradas. O acesso ao local, pela Rua do Monumento, que é calçada e íngreme, tem buracos. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Por e-mail, a prefeitura informou que a manutenção no espaço faz parte do cronograma da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Uma equipe deve ir até o local na primeira quinzena de maio para corte de grama e limpeza do entorno, mas não há previsão, até o momento, de um projeto de revitalização do monumento.

MEMÓRIA DA CIDADE

Santa Maria conta com diversos espaços que remetem à memória ferroviária, como a Vila Belga, que passa por uma revitalização, a Gare da Viação Férrea e a locomotiva na Avenida Presidente Vargas. Mesmo assim, para Paulo Conceição, morador e atual presidente da Associação dos Moradores da Vila Belga, o Monumento ao Ferroviário é uma referência pela localização, no topo de um morro, e pela história de quase 90 anos.


data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Aspecto do início da escadaria que leva ao monumento

- A cidade poderia pensar, quem sabe a médio prazo, no sentido de recuperar o monumento, que é a representação da história dos ferroviários. Além disso, pode ser um atrativo turístico - argumenta.

O dia 30 de abril foi dedicado aos ferroviários porque foi nessa data, em 1854, a inauguração da primeira linha ferroviária do país, a Estrada de Ferro de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Mas há outras datas semelhantes. Há o dia do maquinista, em 20 de outubro, e outro dia do ferroviário, em 30 de setembro, que marca a criação da Rede Ferroviária Federal. O dia 31 de outubro também é lembrado por ferroviários no Rio Grande do Sul.

RESTINGA SÊCA

Para celebrar o Dia do Ferroviária, Restinga Sêca sediará o 2º Encontro de Ferromodelismo, que reunirá amantes de trens e praticantes deste hobby da cidade e da região. O evento acontecerá das 10h às 16h30min, na estação férrea da cidade. O evento também marcará o 1° Encontro de Ferroviários. O evento é organizado pela prefeitura de Restinga Sêca e conta com o apoio da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

2º Encontro de Ferromodelismo de Restinga Sêca

  • Data: 30 de abril
  • Horário: Sábado, das 10h às 16h30
  • Local: Estação Férrea da cidade
  • Informações: (55) 99912-2265

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Três cursos de Direito da região conquistam selo de recomendação da OAB Anterior

Três cursos de Direito da região conquistam selo de recomendação da OAB

Próximo

Confira a programação do primeiro final de semana da 49º Feira do Livro

Geral