Nesta quinta-feira, 25 de agosto, se iniciou a limpeza do monumento ao Centenário da Independência do Brasil, que foi inaugurado em 07 de setembro de 1922. Logo após, o monumento passará por restauração e será colocada juntamente com a placa do Centenário, uma placa referente ao Bicentenário da Independência que será comemorado no mês de setembro.
O monumento conta com uma urna onde ficavam guardados documentos da época em que foi inaugurado. De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Mariana Binato de Souza, a urna também será restaurada e serão colocados documentos do jornal “O Commercio” do ano de 1922, quando o Marco da Independência foi inaugurado, outras edições, dos jornais Gazeta Regional e Cidadão, que abordam o período em que o marco foi trocado de lugar, fotos antigas, além de folder e convites da Semana da Pátria 2022. “A ideia é que em algum momento a urna seja aberta novamente e os registros fiquem como memória, lembrança viva deste marco”, destacou Mariana.
Segundo o professor e historiador José Cândido Rodrigues Leal (Zeca Leal), em seu livro São Pedro do Sul Antigo – Registros Históricos – , a inauguração do monumento ao Centenário da Independência do Brasil, realizado no dia 7 de setembro de 1922, na então “Praça Matriz” contou com a presença da banda musical “São-pedrense”. Após a inauguração, o público acompanhou a banda pelas ruas da cidade.
A programação contou ainda com Missa de Ação de Graças, doação de alimentos para pessoas carentes, entre outras atividades que envolveram os estudantes e suas respectivas escolas. No livro, o escritor destaca que “O monumento, no ato inaugural, estava ladeado com os bustos em tamanho natural, dos grandes vultos que se salientaram no grande feito da Independência: José Bonifácio e D. Pedro I”.
Ainda segundo a obra, o monumento foi esculpido pelo artista Carlos Weber. Possui no topo uma placa de mármore onde está escrito “1822-1922. Homenagem do Povo de São Pedro”. Também duas mãos entrelaçadas que representam a união e duas bandeiras entrelaçadas, tendo sob o tronco da haste o escudo português deslocado.
As comemorações do Marco do Centenário da Independência do Brasil e a inauguração do monumento foram manchete do jornal “O Commercio”, na edição de 10 de setembro de 1922, que encontra-se no acervo do Museu Histórico Fernando Ferrari.
*Com informações da prefeitura de São Pedro do Sul
Leia todas as notícias