covid-19

Ministério da Saúde recomenda quarta dose para idosos acima de 80 anos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (arquivo, Diário)

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira, a recomendação de uma quarta dose da vacina da Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais. A orientação está em uma nota técnica publicada pela pasta. A partir de agora, Estados e municípios já podem começar essa etapa da campanha nacional de vacinação para esse público. A estimativa é que 4,6 milhões de brasileiros sejam imunizados.

Grupo convence Google a corrigir nome de rua de Santa Maria no Google Maps

De acordo com a orientação, a segunda dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.

Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil tem doses suficientes da Pfizer para aplicação neste grupo. Até então, a recomendação de quarta dose existia apenas para imunossuprimidos.

Devido à falta de transporte, alunos de escola de educação especial estão há um mês sem aulas

A justificativa do governo pela opção da quarta dose é a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação, que também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo.

*com informações do Ministério da Saúde


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vice-presidente da República cumpre agenda em Santa Maria nesta quinta

Próximo

Festa do Peixe, Pão e Vinho retorna no distrito de Boca do Monte

Geral