Uma nova empresa, cujo empresário tem ligação com o Recanto Maestro, está investindo R$ 25 milhões em uma nova tecnologia, de medidor ultrassônico de água. A Flowen, nova empresa fundada pelas brasileiras Meta, de tecnologia e inovação com foco em transformação digital, e AYGA, especializada em gestão remota de ativos, diz que o equipamento deve garantir uma medição mais precisa do consumo.
Além disso, permitirá a gestão remota das operações, como a ligação e o corte de água de uma casa sendo comandados direto da sede da concessionária de água. O equipamento também envia os dados de leitura do consumo à empresa, evitando a necessidade de um leiturista ir todos os meses até o imóvel.
Segundo a Flowen, o produto é destinado não apenas a concessionárias públicas, privadas e distribuidoras, mas também a empreendimentos e parques industriais de todos os tamanhos em que a tecnologia pode ser útil, com controle remoto de ligação ou fechamento de água.
– A Flowen é uma solução completa que integra infraestrutura, plataforma e dados gerando resultados positivos para a sociedade não apenas na economia relevante de água, mas em toda a cadeia de consumo dos recursos. Há ganhos de segurança e transparência na gestão da mediação dos consumidores, com uma base ampla de dados e indicadores que ampliam a eficiência do serviço prestado, reduzem custos e asseguram a tomada afirmativa de decisões – explica Claudio Carrara, vice-presidente da Meta, empresa que atua na base tecnológica de integração dos sistemas e plataformas, com sede em Porto Alegre e São Paulo, e filial no Recanto Maestro, aqui na região.
Os medidores inteligentes já estão sendo testados na Região Metropolitana.