O poder do check-up

Médicos alertam: prevenir é o segredo para evitar o agravamento de doenças

Dandara Aranguiz

"

Sua saúde vai bem? Se você respondeu "não sei", cuidado. Você pode pertencer ao grupo de pessoas que só vai ao médico quando tem dor. Ou então pensa que hemograma e colesterol são palavras da rotina de seus avós.

Os médicos alertam: prevenir é o segredo para evitar o agravamento de doenças ou casos mais graves como infarto e câncer . Por isso, o check-up é tão importante. A palavra inglesa é usada pela Medicina como sinônimo de avaliação da saúde com consultas e exames.

_ O diagnóstico e tratamento precoce fazem com que a pessoa viva normalmente. Descobrir certas doenças em estágio avançado faz com que o tratamento careça de eficácia e o quadro se torne impossível de reverter, na maioria das vezes _ alerta o infectologista Fábio Lopes Pedro.

Aliado ao check-up, os médicos reafirmam o que nós sabemos e achamos desculpas para não colocar em prática: atividade física e alimentação equilibrada são a base de tudo.

_ As pessoas veem o check-up como solução. Na verdade, não é. De nada adiante fazer uma bateria de exames e não ter uma alimentação saudável, ser tabagista e não fazer exercícios _ afirma clínico geral Danier Renato Reisdorfer.

O médico reafirma a importância do acompanhamento de um médico ao longo da vida. É esse profissional quem vai avaliar necessidade de exames complementares e fará investigação do histórico familiar do paciente.

Batalha do câncer vencida

A nutricionista Suelem Viega, 32 anos, combateu uma das doenças que mais amedrontam as mulheres graças ao autoexame. Praticante de exercícios e da boa alimentação e sem histórico familiar, ela percebeu um nódulo benigno na mama, aos 27 anos.

Depois de retirar um quadrante da mama e fazer quimio e radioterapia, aos 30 anos um caroço maligno apareceu na mamografia. A decisão foi remover as duas mamas:
_ Sempre digo que o jovem deve se observar e fazer os exames de rotina. Existe, sim, câncer aos 20 anos. É preciso ficar alerta. Passar por isso quando se é jovem, é difícil. Mas é mais fácil quando se descobre cedo.

Os exames para cada idade

Para o infectologista Fábio Lopes Pedro, o acompanhamento nos primeiros cinco anos de vida é a base para a prevenção de anemias. Visitas periódicas ao pediatra e carteira de vacinação em dia são fundamentais para manter doenças afastadas. Obesidade infantil, diabetes e risco de desenvolvimento de colesterol alto podem ser previstos por exames laboratoriais.

Na adolescência, vale redobrar atenção em relação ao consumo de álcool e drogas, distúrbios na alimentação e, principalmente, às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

_ Nas mulheres, é muito importante ter um acompanhamento ginecológico desde cedo. Se possível, antes do início da vida sexual_ afirma o clínico geral Danier Avello.
A partir dos 20 anos, a pessoa deve ficar atenta ao histórico familiar e aos fatores de risco ligados às doenças. A partir dos 40 anos, homens e mulheres passam a ter uma abordagem diferente.

E quando a melhor idade chegar, a quantidade de exames será maior e idas ao médico mais frequentes. Mas isso não pode nem deve ser sinônimo de doença. Apenas significa que o organismo precisa de atenção especial.

Em todas as etapas, o ideal é manter o check-up em dia.  Ao lado, você confere a lista básica de cuidados para sua idade:

Carregando matéria

Anterior

Acidente deixa uma pessoa morta na BR-158 em Júlio de Castilhos

Próximo

Obra da Avenida Liberdade interrompe trânsito

Geral