Espera

Médico cubano não aparece e pacientes ficam sem atendimento na Vila Maringá, em Santa Maria

Pâmela Rubin Matge, especial

"

Os pacientes que procuraram a Estratégia de Saúde de Família (ESF) da Vila Maringá, nesta terça-feira, ficaram sem atendimento. Até às 10h o médico cubano Carlos Alberto Pons Ortega, que atende no local desde o dia 7 de janeiro, ainda não havia aparecido na unidade de saúde.

A técnica em enfermagem Caroline Eberts, que trabalha na ESF Maringá, informou que uma funcionária da secretaria municipal de Saúde ligou às 8h dizendo que o médico não iria atender. Caroline disse, ainda, que não tinha autorização para dar mais informações porque enfermeira responsável estava na secretaria municipal de Saúde desde o início da manhã.

Na fila para conseguir uma ficha, desde às 7h, Jocemara Rodrigues Ribeiro, 27 anos decidiu esperar.
- Para nós que não temos dinheiro, nem outro lugar para ir, temos que aguentar. Vou ficar aqui esperando o médico, disse a dona de casa.

Conforme o secretário de Saúde em exercício, Júlio Nunes,  não há nenhum problema administrativo em relação ao médico cubano. Ortega foi  afastado nesta terça-feira para tratar de assuntos pessoais. O médico está deixando o hotel onde estava hospedado desde que veio para a cidade e se mudando para um apartamento.

De acordo com Nunes, todos os pacientes que procuraram por consulta nesta terça-feira serão atendidos na quarta-feira. Os casos mais graves serão encaminhados para o Pronto-Atendimeto do Patronato ou para Unidade de ProntoAtendimento (UPA).

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Término das obras da Faixa Velha deve atrasar em Santa Maria

Próximo

Igreja evangélica fica totalmente destruída após incêndio em Dona Francisca

Geral