Medicamento mais caro da atualidade passa a ter cobertura dos planos de saúde do Brasil

Redação do Diário

Medicamento mais caro da atualidade passa a ter cobertura dos planos de saúde do Brasil
O remédio Zolgensma passa a ser incluído nos rol de medicamentos dos planos de saúde brasileiros. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde implementar (ANS) na segunda-feira da semana passada (6) e inclui na cobertura, também, os medicamentos Dupilumabe, Zanubrutinibe e Romosozumabe, que são utilizados para tratar dermatite atópica grave, linfoma de células do manto e osteoporose pós-menopausa a partir dos 70 anos, respectivamente. Atualmente, o Zolgensma custa cerca de R$ 6 milhões.

O medicamento mais caro do mundo, que também é conhecido como Onasemnogeno abeparvoveque, é utilizado para tratamento de pacientes pediátricos com até 6 meses de idade com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo I que estejam fora de ventilação mecânica invasiva acima de 16 horas por dia.

O que é a doença AME?

Conforme o site do Ministério da Saúde, a AME é uma doença rara, degenerativa, passada de pais para filhos e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover. Varia do tipo 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira década de vida), dependendo do grau de comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas. 

Quais os sintomas da AME?

Os neurônios motores morrem devido à falta da proteína e os pacientes vão, pouco a pouco, sentindo os sinais e sintomas da doença, que pode levar à morte. Os principais sinais e sintomas da AME são:

Perda do controle e forças musculares;

Incapacidade/dificuldade de movimentos e locomoção;

Incapacidade/dificuldade de engolir;

Incapacidade/dificuldade de segurar a cabeça;

Incapacidade/dificuldade de respirar.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da Atrofia Muscular Espinhal (AME) é feito por um médico com base no protocolo da doença publicado pelo Ministério da Saúde no dia 22 de outubro de 2019 e revogado pela Portaria Conjunta nº 03, de 18 de janeiro de 2022. Os exames necessários para confirmação da doença serão solicitados pelo profissional de saúde.*Com informações do site do Ministério da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

50ª Feira do Livro ocorre de 28 de abril a 13 de maio na Praça Saldanha Marinho Anterior

50ª Feira do Livro ocorre de 28 de abril a 13 de maio na Praça Saldanha Marinho

Ladrões invadem loja, furtam carro, baterias e capotam veículo na fuga Próximo

Ladrões invadem loja, furtam carro, baterias e capotam veículo na fuga

Geral