júri popular

Marcada a data do julgamento para os quatro réus do Caso Bernardo

Thays Ceretta

Foto: Divulgação

A juíza responsável pelo processo criminal do caso que apura a morte do menino Bernardo Boldrini, ocorrida em abril de 2014, definiu hoje a data do julgamento dos quatro réus. Sucilene Engler Werle, titular da 1ª Vara Judicial de Três Passos, marcou para o dia 11 de março de 2019.  Leandro Boldrini (pai), Graciele Ugulini (madrasta), Evandro Wirganovicz e Edelvânia Wirganovicz (irmãos acusados de participar do crime) serão julgados a partir das 9h30min no salão do júri da Comarca de Três Passos.

Serão ouvidas 28 testemunhas e interrogados os quatro réus. A previsão é de que o julgamento dure até sete dias. Na decisão desta terça-feira, a magistrada manteve o acesso da imprensa ao julgamento. Sucilene também atendeu o pedido dos advogados de Boldrini e determinou que não haja comunicação entre as testemunhas durante o julgamento.

Em junho, a Sucilene havia solicitado que o júri fosse transferido para Porto Alegre. Na época, ela alegou que a mudança era necessária para garantir a ordem pública, a imparcialidade do julgamento e a segurança dos acusados. O pedido, no entanto, foi negado Tribunal de Justiça, que manteve o julgamento em Três Passos.

O que dizem motoristas e usuários do transporte coletivo sobre a liberação do novo viaduto da Faixa Velha

HISTÓRICO
Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, desapareceu em 4 de abril de 2014 em Três Passos. Seu corpo foi encontrado na noite de 14 do mesmo mês, dentro de um saco plástico e enterrado às margens de um rio em Frederico Westphalen. Edelvânia Wirganovicz, amiga da madrasta Graciele Ugulini, admitiu o crime e apontou o local onde a criança foi enterrada. Os quatro réus respondem ao processo criminal. Eles serão julgados pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri, onde os jurados decidirão se são culpados ou inocentes dos crimes de homicídio quadruplamente qualificado (Leandro e Graciele), triplamente qualificado (Edelvânia) e duplamente qualificado (Evandro), além de ocultação de cadáver. Leandro Boldrini também responderá pelo crime de falsidade ideológica. A denúncia foi aceita pelo Juiz de Direito Marcos Luís Agostini, então titular da Vara Judicial da Comarca de Três Passos, em 16/5/14. Os réus continuam presos. 

Bernardo está sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, junto com a mãe Odilaine Uglione e a avó Jussara Uglione. Jussara faleceu em agosto de 2017 por problemas de saúde, ela lutou por justiça até os últimos dias de vida. O advogado dela Marlon Taborda, explica que após a morte da cliente, o trabalho dele foi encerrado. Agora, o processo criminal fica sem assistente de acusação, no julgamento, o órgão acusador permanece com o Ministério Público.

_ Conforme o artigo 31 do Código de Processo Penal, como a dona Jussara não deixou herdeiros sanguíneos, o assistência de acusação da família materna deixa de existir. Na prática isso não deve prejudicar o processo, já que o órgão tem exímios profissionais. Sobre o julgamento eu espero duas coisas, que a justiça seja feita e que injustiça alguma seja perpetrada _ salienta Marlon.  

RGE oferta curso de eletricista para residentes de duas cidades da região

ACESSO

O Salão do Júri da Comarca de Três Passos comportará o total de 70 pessoas. Para os profissionais de imprensa, serão reservados 25 lugares, sendo 15 para os veículos de comunicação devidamente credenciados e 10 para os do Tribunal de Justiça e Ministério Público. A Unidade de Imprensa do TJRS realizará o credenciamento da imprensa para acesso ao Júri. 

Os assentos restantes, no total de 45 lugares, serão disponibilizados ao público em geral, incluindo familiares da vítima e dos acusados. Para o público em geral serão disponibilizadas, diariamente, senhas, a serem fornecidas pelo Cartório/assessoria do gabinete da 1ª Vara, no saguão do Foro, no início da manhã (a contar das 9 horas), durante o período que durar o julgamento.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Terça foi o dia mais quente do ano em Santa Maria e mais 5 cidades da região Anterior

Terça foi o dia mais quente do ano em Santa Maria e mais 5 cidades da região

VÍDEOS: princípio de incêndio em prédio da SUCV deixa feridos e interrompe o trânsito no Centro Próximo

VÍDEOS: princípio de incêndio em prédio da SUCV deixa feridos e interrompe o trânsito no Centro

Geral