Infraestrutura

Máquina caça-buracos é apresentada em Santa Maria

Pâmela Rubin Matge

"

Uma máquina que promete amenizar um velho e conhecido problema da cidade foi estreada por volta das 15h desta quarta-feira. A TBM 5000, batizada de "caça-buracos", iniciou os trabalhos pela Rua Appel, entre as ruas Venâncio e Andradas, no Centro de Santa Maria. O trânsito precisou ser interrompido no trecho até 17h e não faltaram curiosos para conferir a novidade de perto.

A caça-buracos é exclusiva à recuperação do asfalto e promete mais agilidade ao trabalho das equipes da secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços. Além de garantir a qualidade das manutenções e evitar o desperdício de materiais, também previne futuros estragos.

Segundo o secretário Tubias Calil a máquina vem para resolver dois problemas: 

_ Enquanto a máquina opera em uma rua, as equipes que antes eram utilizadas para fazer conserto de buracos, poderão ser deslocadas para fazer o asfaltamento em outro local. Nosso lema será caçar buracos!_ adianta o secretário.

A máquina deve permanecer temporariamente no município. O investimento é de cerca de R$ 700 mil pelos quatro meses de aluguel. A locação foi viabilizada através de um processo licitatório com a empresa paulistana Manvias, única a ter o equipamento no Brasil.

Segundo um dos administradores da Manvias, João Coragem, existem apenas seis modelos no Brasil. Santa Maria é a primeira cidade do Rio Grande Sul a ser beneficiada com os serviços da máquina:

_ Já trabalhamos em Goiás, São Paulo e Espírito Santo sempre com resultados positivos. É um equipamento autossuficiente e tenho certeza que será um sucesso total no desenvolvimento da cidade.

Tecnologia

O equipamento de tecnologia canadense demanda o serviço de apenas um operador. Sozinha, é capaz de limpar e retirar água dos buracos  usando um jato de ar de alta pressão.  Com isso, se evita que o asfalto quente tenha rachaduras ao entrar em contato com a água fria. Após a limpeza, a própria máquina larga uma emulsão, nivela e faz a compactação.

A máquina ainda possui câmeras traseiras que permitem que o trânsito não seja prejudicado durante a realização dos serviços. Um organizado controle de quilometragem, quantidade de materiais gastos e número de buracos reparados são emitidos através de um relatório que o próprio sistema operacional da máquina dispõe.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Entidades realizam atividades em memória às vítimas do incêndio da boate Kiss

Próximo

Máquina caça-buracos promete amenizar um problema de Santa Maria

Geral