Mais de 80 animais da Região Central são premiados na Expointer

José Quintana Jr.

Mais de 80 animais da Região Central são premiados na Expointer
Será no domingo (4), às 15h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a coletiva de imprensa que apresentará os resultados da 45ª Expointer. A cerimônia trará a divulgação dos números da edição de 2022.

Depois de dois anos atípicos em função da pandemia da covid-19, os números registrados até agora na Expointer 2022 mostram que esta é uma edição marcada pela retomada. Até o fim da manhã de sexta-feira, cerca de 500 mil visitantes já haviam passado pelo Parque de Exposições. No Pavilhão da Agricultura Familiar, as vendas já superam os R$ 3,7 milhões, números que já superaram as edições dos anos anteriores à pandemia.

Desfile dos Campeões da Expointer, hoje pela manhã, reuniu 140 animais de 84 raças. Foto: Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini

O tradicional desfile dos Grandes Campeões ocorreu na manhã de sexta-feira, na Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil. Estiveram presentes na tribuna de honra, o presidente Jair Bolsonaro, o governador Ranolfo Vieira Júnior, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Domingos Velho Lopes, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, além dos líderes das entidades promotoras da feira.  Todos acompanharam a apresentação dos animais mais bem avaliados, um desfile com 140 animais de 84 raças.

Leia também:

Rota turística das olivas é lançada na ExpointerCaixa amplia financiamento do programa Casa Verde Amarela para 35 anosPIB do Brasil cresce 1,2% no segundo trimestre do ano

Destaques da Região Central na Expointer

No começo da manhã de sexta-feira, mais de oitenta animais da região central do estado haviam sido premiados como destaques na Expointer. Eram pelo menos 40 prêmios com ovinos, 36 com bovinos e 12 com equinos. Os maiores vencedores estavam nas cidades de Santa Maria, São Martinho da Serra, São Gabriel, São Sepé, Santa Maria, Júlio de Castilhos, São Vicente do Sul, São Pedro do Sul e Jaguari.

– Isso que não estamos contabilizando os animais que foram premiados, mas não ficaram entre os três primeiros lugares. Ficar em 3º lugar numa classificação entre 600 animais já é uma grande conquista, em um universo de que todos os animais são destaque na sua categoria – afirma presidente da Associação Rural de Santa Maria, Tony Zanini.

Um exemplo do sucesso da região central na maior feira de agronegócios da América Latina foi o resultado obtido pela Fazenda Pulquéria, de São Sepé, que recebeu o prêmio de maior abate de bovinos da Raça Angus em todo o Rio Grande do Sul e também o prêmio Top Brasil Região Sul.

Fazenda de São Sepé teve destaque no estado e na região sul com o abate de bovinos da Raça Angus. Foto: Fernanda Costabeber

– Foi uma surpresa, porque sabemos que existem vários outros pecuaristas grandes no Rio Grande do Sul, que trabalham com qualidade. Mostram que estamos no caminho que o mercado quer, que o consumidor quer uma carne com garantia de maciez, de sabor, qualidade, e ter o selo certificado garante isso para o consumidor – afirma Fernanda Costabeber, produtora rural.

Outro destaque foi no setor de produtos premium, com a marca Arroz Rei Arthur, do município de Agudo, que recebeu o prêmio Produto Premium, com o arroz “cateto integral”, utilizado para sushi integral.

– É um grande reconhecimento, principalmente muitos não associam o arroz, o agro, com inovação. Ser reconhecido como produto inovador é muito importante, ainda mais nessa vitrine como a Expointer – afirma Vanessa Elisa Dickow, empresária

Na área de tecnologia, a Zeit Análises Químicas, Startup da da Pulsar Incubadora, vinculada ao Parque Tecnológico da UFSM, recebeu o Prêmio O Futuro da Terra, na categoria Startup do Agronegócio.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

AO VIVO: Soldiers encara o Bulldogs na disputa pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Americano Anterior

AO VIVO: Soldiers encara o Bulldogs na disputa pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Americano

36% dos municípios da Região Central não têm hospitais Próximo

36% dos municípios da Região Central não têm hospitais

Geral