previsão do tempo

Maio deve ter chuva durante a primeira quinzena e frio na segunda metade do mês

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Arquivo)

Durante o mês de maio é esperado um elevado acumulado de chuva na Região Central, assim como ocorreu em abril. As chuvas são esperada com maior frequência principalmente na primeira quinzena do mês.

Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, a semana começa com chuva em Santa Maria:

- A semana inicia com céu encoberto, muita umidade e chuva na região central gaúcha. Pelo menos até a quarta-feira essa condição persiste com acumulados que podem atingir até 50 milímetros - diz.

O tempo deve ficar seco a partir de quinta-feira, até o dia 12. Em relação às temperaturas, o frio, semelhante ao de inverno, deve chegar a partir do dia 20 de maio. 

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO

  • Segunda-feira - mínimas de 14°C e máximas de 16°C
  • Terça-feira - mínimas de 13°C e máximas de 15°C
  • Quarta-feira - mínimas de 13°C e máximas de 17 °C
  • Quinta-feira - mínimas de 9°C e máximas de 19°C
  • Sexta-feira - mínimas de 9°C e máximas de 19°C
  • Sábado - mínimas de 12°C e máximas de 21°C
  • Domingo - mínima de 12°C e máximas de 21°C

SÃO GABRIEL
Desde a quinta-feira passada, o município de São Gabriel recebeu um grande acumulado de chuva. Na última semana foram registrados 204.2 milímetros de chuva na cidade. O mês de abril teve 321mm de chuva, o que está acima da média para o mês, segundo a Defesa Civil do município. 

Número de testagem e casos de Covid-19 caem após desobrigação do uso de máscaras

Com as fortes chuvas, o Rio Vacacaí transbordou na quinta-feira, o que causou enchentes que desabrigaram pelo menos 34 famílias, que precisaram ser realocadas em casas de familiares ou no abrigo da prefeitura. O nível do rio continuou subindo até a manhã de sábado, chegando a estar 7,5 metros acima do normal. A água começou a baixar no sábado à tarde.

- Foram três bairros inundados pela enchente, o Mato Grosso, Beira-rio e Passo da Lagoa. Poucas famílias ainda não retornaram às suas casas. Algumas ainda estão limpando as casas após o ocorrido - diz o secretário de Segurança e Cidadania, e também coordenador da Defesa Civil no município, Vitor Teixeira.

Ponte sobre o Arroio Bossoroca passará por reformas a partir de quarta-feira

De acordo com ele, a prefeitura presta apoio as famílias atingidas com doações de cestas básicas e materiais de limpeza.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de são Gabriel

No sábado, a ponte, popularmente conhecida como Ponte do Pedroso, que serve de ligação do município a Dom Pedrito, cedeu por conta da força das águas do Rio Pedroso. A estrada que chega até o local, a ERS-630, também estava sem condições de tráfego devido as chuvas dos últimos dias. O município recorreu ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e ao Exército Brasileiro para a instalação de uma ponte provisória no local. O município aguarda retorno sobre o pedido.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Paulinho Bilheteiro ganha escultura no centro de Santa Maria

Próximo

Nova empresa assume Restaurante Popular, mas serviço ofertado segue o mesmo

Geral