Caso Kiss

Limpeza do prédio da boate deve levar sete dias

Lizie Antonello

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A autorização para a limpeza e remoção dos resíduos sólidos existentes no interior do prédio onde funcionava a boate Kiss foi oficializada pela Fepam na manhã desta sexta-feira. Além da remoção de destinaçlão dos resíduos decorrentes do incêndio, o plano de desintoxicação do local inclui posterior análise do solo.

Para a limpeza, o prédio deverá ser isolado com tapumes. A rua e a calçada em frente também devem ser isoladas. O trabalho deve levar sete dias. Parte do interior do prédio também deve ser delimitanda para a colocação dos equipamentos de apoio às atividades (viatura, equipamentos de proteção e caçambas). O local deve ter vigilância 24 horas. Deve ser montado um sistema de iluminação interna com geradores e refletores e instalada uma linha de exaustão, para minimizar impactos da poeira e cinzas finas.

Segundo o plano, a boate será dividida em duas áreas: uma onde estava localizado o palco e iniciou o incêndio e a outra onde se encontrava o bar e a área VIP. Na primeira, deverá ser removida parte da estrutura que sustentava o forro, onde ocorreu o incêndio, com raspagem e limpeza do piso e acondicionamento em sacos plásticos, para posterior descarte nos conteineres. Da segunda área, deverão ser removidos o mobiliário e os equipamentos eletrodomésticos.

Gás de geladeiras e equipamentos de refrigeração também devem ser removidos, embalados e acondicionados em conteineres.

A limpeza e higienização das paredes internas deverá ser manual, com a utilização de equipamentos de proteção individual, sem a utilização de água em abundância.

Todos os resíduos removidos serão destinados para a unidade da Ecottotal Sistemas de Gestão Ltda, de Capela de Santana. O transporte será feito pela Transportadora Dinâmica Ltda. Ambas licenciadas pela Fepam.

A Econn deverá informar à Fepam o cronograma com a data do início dos trabalhos com 10 dias de antecedência ao início dos serviços.

Depois da limpeza, deverá ser realizada sondagem e amostragem de solo, em duas profundidades (20 e 50 centímetros) para análise de toxinas no interior da boate, onde for verificada a maior concentração de cinzas residuais resultantes do incêndio. A amostragem deverá ser realizada como última etapa do trabalho de limpeza.

Deverá ser encaminhado à Fepam, em 45 dias, após a conclusão dos trabalhos, um relatório técnico descritivo contemplando todas as etapas do trabalho de limpeza, contendo com documentação fotográfica das atividades de limpeza e remoção de resíduos (incluindo disposição final), sondagem e amostragem de solo e resultados das análises.

As atividades de limpeza e remoção dos resíduos sólidos deverá ocorrer em horário comercial, das 8h às 18h.

A autorização da Fepam, em função do inquérito civil instaurado, fica condicionada à apreciação prévia e autorização do Juízo da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri, bem como do Ministério Público Estadual.

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