Rede estadual

Liminar impede demissão de professores temporários grevistas

Joyce Noronha

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS) aprovou na tarde desta quinta-feira uma liminar que proíbe o governo estadual de demitir professores grevistas, de acordo com o diretor do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato. A decisão foi proferida pelo desembargador Leonel Pires Ohlweiler, sob o argumento de que a greve é legítima e a dispensa dos contratados temporários grevistas é ilegal. Em um trecho da decisão, o texto apresenta que a Lei de Greve "veda a adoção de meios para constranger o empregado de comparecer ao trabalho".

Para Torres, esta liminar é um reforço que o movimento da categoria é legítimo e tem força. A greve na rede estadual de ensino completa um mês nesta quinta-feira e o Cpers/Sindicato, que representa os professores desta categoria, afirma que não há previsão de encerrar o movimento.

Desde o dia 5 de setembro, quando foi deflagrada, o quadro das escolas que aderiram ao movimento modificou ao longo deste mês (veja o quadro). Em levantamento feito pelo Diário nesta quinta-feira, das 40 escolas de Santa Maria, 22 estão em greve, sendo sete que aderiram totalmente e 15 parcialmente. Além disso, três instituições estão com aulas em períodos reduzidos. Até às 16h45min de hoje, esta era a situação:

EM GREVE TOTAL
– João Belém
– Cilon Rosa
– Manoel Ribas
– Marechal Castello Branco
– Cícero Barreto
– Margarida Lopes
– Doutor Antônio Xavier

EM GREVE PARCIAL
– Irmão José Otão
– Marieta D’Ambrósio
– Celina de Moraes
– Edna May Cardoso
– Tancredo Neves
– Doutor Walter Jobim
– Padre Caetano
– Doutor Reinaldo Fernando Cóser
– General Edson Figueiredo
– Coronel Pilar
– General Gomes Carneiro
– Marechal Rondon
Olavo Bilac: Nenhum dos três turnos têm aulas, mas alguns professores não grevistas vão até a escola para cumprir horário
Augusto Opè da Silva (escola indígena – Kaigang): Todas as turmas estão com aulas normais. Os professores grevistas trabalham apenas no setor pedagógico
Rômulo Zanchi: A escola estava trabalhando com períodos reduzidos, mas agora, de acordo com a diretora, Jane Vorzi, a instituição aderiu à greve parcialmente. Assim, as turmas 11, do 1º ano, 21, do 2º, 31 e 32, do 3º, 41 e 42, do 4º e 51 e 52, do 5º, têm aulas. Nos anos finais, do 6º ano do fundamental, até o 3 º do Ensino Médio, não têm aulas. As turmas de EJA, do turno da noite, estão paradas. O projeto "Se Liga" do colégio, que atende crianças do 3º ao 5º ano, têm aulas.

COM PERÍODOS REDUZIDOS
– Augusto Ruschi
– Érico Veríssimo
Arroio Grande: De acordo com a diretora, Beloni Noal, as turmas de 6º a 9º ano estão com aulas em períodos reduzidos. Já as turmas de pré-escola ao 5º ano voltam hoje a ter aulas com períodos integrais

EM AULAS
– Princesa Isabel
– Tiradentes
– Boca do Monte
– Paulo Freire
– Julieta Balestro (escola fica dentro do Presídio Regional de Santa Maria)
– Humberto de Campos (escola fica dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria - Case)
– Yvyra Ijá Tenonde Vera Miri (escola indígena - Guarani)
– Almiro Beltrame
– Naura Teixeira Pinheiro

NÃO ATENDERAM ÀS LIGAÇÕES
– Maria Rocha
– Santa Marta
– Doutor Paulo Devanier Lauda
– Dom Antônio Reis
– Luiz Guilherme do Prado Veppo
– João Link Sobrinho
*O Diário ligou, nessa quinta-feira, para as escolas das 10h às 16h45min e estes colégios não responderam aos contatos telefônicos

SEM PREVISÃO DE FIM
Torres, diz que a categoria segue intensificando o movimento com o piquete da greve nos bairros e na Praça Saldanha Marinho. O 2º Núcleo representa 18 municípios da Região Central e a diretoria também está visitando todas estas cidades para ampliar a mobilização da greve.

A um mês da prova, Enem chega com novidades e concorrência menor

Contudo, ele destaca que para a categoria encerrar a paralisação, o governo federal precisa ouvir os apelos dos educadores

– Não queremos salários atrasados ou parcelados. Queremos os salários de todas as categorias integralmente e em dia. Pedimos também a retirada das PECs (Propostas de Emenda à Constituição) e do Projeto de Lei que retiram os nossos direitos e estão em tramitação na Assembleia Legislativa. E queremos que o governo nos pague os juros que tivemos que pagar para o banco, mas com a taxa de conta-corrente, não de poupança como sugeriu o governador – diz o diretor do 2º Núcleo.

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 12/09/2017.O Diário foi às cinco maiores escolas de Santa Maria para verificar como está a situação durante o período de greve. Três escolas estão com greve parcial, sendo que uma está com a maior parte dos professores trabalhando e duas estão em greve total. Em todos os colégios, o movimento grevista é por tempo indeterminado.Na foto: Cilon RosaFOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

PONDERAÇÃO
O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Eggres, afirma que o governo estadual trabalha para atender os pedidos dos professores e para que a crise financeira do Estado atinja o mínimo possível os servidores do Executivo. Ele pede que a categoria pondere a situação, pois o plano de escalonar o pagamento da folha dos funcionários foi a forma que o Estado encontrou para suprir um dos pedidos dos educadores: acabar com o parcelamento de salários.

Servidores e estudantes da UFSM protestam contra corte de verbas e demissões

Além disso, sobre informação de desligar educadores grevistas, Eggres afirma que o Estado não fez nenhum anúncio oficial sobre o assunto. O coordenador explica que em nenhum momento foi mencionada a possibilidade de demitir servidores do Executivo.

– Nós estamos estudando a possibilidade de chamar professores para atuarem como substitutos no lugar dos grevistas, para assim, conseguirmos concluir o ano letivo, que se encontra em uma situação complicada e em perigo de não ser finalizado. Precisamos que a greve encerre – argumenta.

Sobre o pagamento retroativo dos juros bancários, com taxas de poupança, Eggres comenta que foi uma proposta apresentada pelo governo e não pelos professores. Ele avalia que o Estado poderia nem ter entrado neste mérito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quina acumula e próximo prêmio chega a R$ 2,2 milhões

Próximo

A um mês da prova, Enem chega com novidades e concorrência menor

Geral