Foi liberado, nesta segunda-feira, o acesso à passarela instalada sobre o Arroio Cadena, no trecho que divide os bairros Caturrita e Divina Providência, na Região Norte. A estrutura foi instalada no final do mês de julho, por meio de uma parceria entre a prefeitura de Santa Maria e uma empresa privada.
Desde a instalação da ponte, a empresa Kraft Haus Engenharia e Construções Ltda, que fez a doação da passarela ao município, trabalhou na fixação e chumbamento da estrutura, para garantir a segurança dos usuários.
Quatro meses depois, nova passarela é colocada na Vila Brenner
A liberação da passarela foi comemorada pelos moradores da região. Estudantes, professores e a equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São João Batista e da EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto acompanharam a solenidade. A comunidade das duas instituições são diretamente afetadas pela estrutura, pois o local é usado no deslocamento para as escolas.
VÍDEO: crianças cruzam Arroio Cadena penduradas em tubos e por dentro da água
A nova passarela é feita de metal e substitui uma estrutura antiga que foi removida pela prefeitura no dia 23 de março. De acordo com relatos de moradores, a estrutura antiga era precária, mas depois que foi removida, a insegurança aumentou. Isso porque as pessoas atravessavam o Arroio Cadena se segurando em tubulações da Corsan ou por dentro da água. A alternativa, até então, era fazer a volta, mas os moradores dizem que o tempo do percurso aumentava em 20 minutos.