Legislativo reforçará a segurança com identificação

Jaqueline Silveira

Legislativo reforçará a segurança com identificação

Em entrevista ao Bom Dia, Cidade!, da CDN 93.5 FM, na sexta-feira (24), o presidente da Câmara dos Vereadores de Santa Maria, Givago Ribeiro (PSDB), disse que o Legislativo estuda adotar um sistema de identificação do público que circula pelas dependências do prédio da Vale Machado. A decisão já teve o aval da Mesa Diretora e ocorre, principalmente, devido a episódios que têm acontecido na Casa. Recentemente, manifestantes foram até o gabinete do vereador Getúlio de Vargas (Republicanos) fazer cobranças a funcionários do parlamentar sobre sua posição em uma votação. Fatos semelhantes teriam ocorrido em outros gabinetes.

– A Mesa já autorizou e estamos avaliando alguns modelos. Não queremos tolher ninguém, mas ter uma identificação para termos um controle. Os ânimos estão muito aflorados, parece que o período eleitoral não passou –, afirmou Givago, admitindo que “há esse receio” na segurança, por parte dos parlamentares e também dos servidores.

Na sessão de quinta-feira (23), o próprio presidente foi xingado depois de justificar seu voto a favor de uma moção. Das galerias, manifestantes o chamaram “de covarde”.

– As pessoas se sentem muito livres para entrar e sair da Câmara, falarem o que quiserem, para que as pessoas possam respeitar o trabalho dos vereadores –, acrescentou ele, sobre a necessidade de a Casa instalar o sistema de identificação. O modelo a ser implantado, conforme o presidente, deverá ser semelhante ao adotado na prefeitura com catracas.

Diante dos episódios recentes no Legislativo, a instalação do sistema passou a ser imprescindível!

“É até vergonhoso para a gente que é do partido”, diz presidente da Câmara,sobre briga política em Itaara

Foto: (Eduardo Ramos\arquivo).

Presidente do Legislativo de Itaara e do mesmo partido do chefe do Executivo afastado na Operação Santidade, Silvio Weber, e da prefeita em exercício, Tita Desconzi, Edson Vasconcellos disse que a briga política no município causa até constrangimento por envolver o PSB e que acaba prejudicando a população.

– É até vergonhoso para a gente que é do mesmo partido. A gente achou que seria uma administração top –, afirmou o vereador, sobre a perspectiva inicial de o partido assumir o Executivo da cidade serrana e o ambiente conturbado que tomou conta da administração socialista.

Vasconcellos acrescentou que há uma paralisação dos serviços gerando o descontentamento da comunidade:

– Está todo o trabalho parado, a população vem aqui e cobra a gente, a gente cobra o Executivo, mas não vê movimento nenhum –, ressaltou o presidente da Casa, informando que assina de 10 a 15 pedidos de providências por dia.

Ele informou que, neste mês, ocorreu uma audiência pública no Legislativo para tratar sobre as reivindicações da população, oportunidade em que a prefeita Tita e seus secretários prestaram esclarecimentos. Contudo, ele frisou que são necessárias ações concretas.

A situação ainda está mais conturbada depois que foi instalada uma CPI na Câmara para apurar se a prefeita Tita permitiu, supostamente, que seu marido, o ex-prefeito Dudu Rosa, despachasse no Executivo e até desse ordens aos servidores. O pedido de investigação foi feito pelo vereador Oberdan Nunes da Rosa, também do PSB e aliado de Weber.

Está na hora dos políticos de Itaara demonstrarem maturidade política e pensarem mais na comunidade, que é a grande prejudicada pela disputa por espaço e poder.

Notícias à parte

Na sexta-feira, foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Legislativo de Santa Maria para apurar o aditivo assinado pela prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).Paulo Ricardo Pedroso (PSB) é o presidente, Manoel Badke (União Brasil), Maneco, vice-presidente, e Helen Cabral (PT), relatora. A petista é a autora do pedido da CPI.

O vereador Fernando Oliveira, de Santiago, também se inscreveu para disputar do comando estadual do Progressistas.

Também concorrem ao cargo o deputado federal Covatti Filho e os prefeitos Leonardo Pascoal (Esteio), Fabiano Feltrin (Farroupilha) e Valmir Land (Condor).

A convenção estadual ocorrerá no dia 19 de agosto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paim e o reconhecimento aos lanceiros Anterior

Paim e o reconhecimento aos lanceiros

Santa Maria integra evento global sobre criatividade; inscrições estão abertas Próximo

Santa Maria integra evento global sobre criatividade; inscrições estão abertas

Geral