Julgamento

Jovem é condenado por matar o próprio tio em Santa Maria

Naiôn Curcino

Um crime entre familiares teve o seu primeiro desfecho na Justiça ontem. Anderson Prola Pires, 28 anos, foi condenado pelo Tribunal do Júri a sete anos e seis meses de prisão em regime semiaberto por ter matado o próprio tio, Orlando Figueiredo Pires, em 2009, à época, com 41 anos.

Anderson confessou ter matado Orlando, no entanto, a defesa alegou legítima defesa. O Ministério Público (MP) o denunciou por homicídio duplamente qualificado, já que o suspeito teria matado a vítima por motivo fútil, após uma discussão, e não teria dado chances de defesa, atacando Orlando quando ele estava embriagado e desarmado. No entanto, as qualificadoras foram afastadas, e ele foi condenado por homicídio simples.

O crime ocorreu por volta das 17h do dia 20 de junho de 2009, na Travessa Vermelha, na Vila Natal, em Santa Maria. Conforme a denúncia do MP, Anderson começou uma discussão com Orlando e passou a perseguir a vítima, que se negou a brigar durante todo o trajeto da rua. Em determinado momento, o réu golpeou um animal de estimação de uma vizinha com uma faca e ofendeu a mulher.

Na sequência, foi até a casa onde estava Orlando, que o repreendeu por ter atingido o animal e pediu que o sobrinho fosse embora e não causasse mais transtornos. Nesse momento, Anderson passou a agredi-lo com uma faca, atingindo pelo menos três golpes na vítima. Um deles acertou o coração de Orlando, que não resistiu. O suspeito fugiu em seguida.

Anderson poderia recorrer em liberdade, mas como está preso por outros crimes, deverá continuar na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem morre em acidente em São Vicente do Sul

Próximo

5 coisas que você precisa saber para dormir bem informado

Geral