Jogo de Cintura: os pais estão no asilo e os filhos na creche, enquanto você passeia com o cachorro? Calma, isto não é um julgamento…

Redação do Diário

Jogo de Cintura: os pais estão no asilo e os filhos na creche, enquanto você passeia com o cachorro? Calma, isto não é um julgamento…

O tema desta quarta-feira (220 foi sugerido pela apresentadora Carla Torres, mas a inspiração veio da postagem de um conhecido no Facebook. Era algo como “Vivemos numa sociedade em que é comum as pessoas deixarem os pais num asilo, os filhos na creche, enquanto passeiam com o cachorro”. Na hora, tive certeza de que isto renderia uma boa discussão. Afinal, por mais que aparentemente muitas famílias adotem essa disposição (ou algo próximo disto) no dia a dia, será que todas são guiadas pelos mesmos sentimentos e objetivos? 

Pelo que entendi da postagem de meu conhecido, ele julga que as pessoas que estão passeando com o cachorro, no caso, seriam movidas por egoísmo, indiferença e afins. Só que para quem está de fora, só olhando, é fácil julgar com base no que acredita e essa postura é quase regra geral nas nossas relações cotidianas. Afinal, em primeiro lugar, ser empático, colocar-se no lugar do outro, não é fácil; em segundo, não interessa a muita gente. Como membra do que hoje algumas correntes de pensamento já consideram como “família multiespécie” (aquela formada por seres humanos e seus animais de estimação), fiquei instigada. Conversei com os psicólogos Diógenes Chaves, Suséli Santos e Cesar Bridi para melhor embasar a edição de hoje. Seus pontos de vista dialogam, se complementam e são diversos (não necessariamente divergentes) em vários aspectos. Um ponto em que todos concordam é que, de fato, muitas vezes a relação entre seres humanos pode estar sendo substituída pela relação de humanos com animais, e que isto pode ser sintoma de que algo precisa de mais atenção nas relações humanas. Por outro lado, um ponto que chama atenção – colocado pelo psicólogo Cesar Bridi – é a diferença entre sociedades de diferentes matrizes culturais pelo mundo no que diz respeito a relações familiares, o que leva a diferentes considerações e atitudes. O tema é complexo e polêmico, como tantos que já passaram pelo Jogo de Cintura. Seja você contra, a favor ou mesmo apenas observador de um assunto como o de hoje, certamente esta edição vai mexer com suas ideias. Vem!

Carla Torres, produtora e apresentadora

Integrantes desta edição: Carla Torres, Daniele Bressan e Daniela Minello

Veja mais programas da TV Diário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cassiano Cavalheiro: Como foi o lançamento da programação do 37º Festival Internacional de Inverno da UFSM e 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto Anterior

Cassiano Cavalheiro: Como foi o lançamento da programação do 37º Festival Internacional de Inverno da UFSM e 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

Próximo

PLURAL: cartão não é para comprar presente

Geral