Gabriel Haesbaert
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprimorou os softwares já existentes das urnas eletrônicas e instalou novos recursos de acessibilidade nos equipamentos que serão utilizados nas eleições de outubro.
Um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito. Na filmagem, exibida na tela do aparelho, explica o TSE, a tradutora indicará aos eleitores com deficiência auditiva qual cargo está em votação no momento. A sequência será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente. O aprimoramento promovido pelo TSE atende à reivindicação de quase 85 mil votantes e que apresentam esse tipo de deficiência, conforme o tribunal.
Leia também
Desde sábado, há limitações da lei para gestores públicos e pré-candidatosA três meses da eleição, cenário nacional está polarizado e Estado dividido
Também foi promovido o aprimoramento da sintetização de voz voltado aos eleitores com deficiência visual. Urnas eletrônicas mais inclusivas facilitarão o exercício pleno da cidadania dessa parcela do eleitorado. Quem ganha é a democracia.
Jaqueline Silveira, [email protected]
Leia mais notícias de Política