Quinta-feira (11), foi um dia dedicado à democracia. Organizada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de direito” e que já soma quase 1 milhão de assinaturas foi lida na instituição de ensino paulista. O ato, realizado no Dia do Advogado, foi marcado pela pluralidade. Reuniram-se em frente aos tradicionais arcos da Faculdade de Direito professores, estudantes, políticos, intelectuais, artistas, empresários, banqueiros e trabalhadores.
Mas as palavras da carta em defesa da democracia e do processo eleitoral brasileiro não ficaram limitadas a São Paulo. Elas ecoaram por vários Estados, inclusive no Rio Grande do Sul. Em solo gaúcho, o manifesto foi lido na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a participação de estudantes, professores, juristas e políticos.
Em Santa Maria, a leitura da carta foi feita na Praça Saldanha Marinho durante atividade promovida por sindicatos e movimentos sociais e estudantis contra o governo Jair Bolsonaro (PL).
Dia do estudante e carta às brasileiras e aos brasileiros. Fotos: Nathália Schneider (Diário)
Leia todos os Colunistas