Já está em vigor a medida que proíbe a circulação de caminhões de grande porte e operações de carga e descarga no perímetro central de Santa Maria. As 20 placas que delimitam a área restrita pela prefeitura começaram a ser instaladas na terça-feira e, na quarta-feira, uma equipe da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana ainda fazia a colocação da sinalização em algumas ruas. Na quinta-feira, mais 28 placas menores serão instaladas dentro do perímetro da Zona de Restrição de Carga e Descarga (ZRCG), com informações sobre os horários permitidos para as operações.
De acordo com o secretário Miguel Passini, num primeiro momento, haverá uma tolerância na fiscalização em relação a irregularidades.
_ Nestes primeiros 30 dias de decreto, vamos monitorar e orientar os condutores desavisados sobre a proibição. Acreditamos que levará um tempo até a população se acostumar com a medida. Isso não quer dizer que as multas não serão aplicadas àqueles que insistirem em descumprir as regras _ afirma o secretário.
Conforme estabelece o decreto, assinado no início de agosto, veículos com mais de 7,5 toneladas de peso bruto total e 9 metros de comprimento estarão proibidos de circular entre 8h e 20h, de segunda a sexta, e entre 8h e 14h, aos sábados. Segundo Passini, a medida tem o objetivo de regrar as operações de carga e descarga para melhorar a fluidez do trânsito na região. Importantes vias de acesso do centro de Santa Maria, como a Avenida Rio Branco, a Rua Floriano Peixoto, a Rua Silva Jardim e a Rua do Acampamento, fazem parte da zona de restrição.
Confira a lista completa:

Os cruzamentos onde serão instaladas as placas:
> Avenida Dores com Rua General Neto.
> Rua Benjamin Constant com Rua Tuiuti.
> Rua Benjamin Constant com Rua Venâncio Aires.
> Rua Silva Jardim com Rua Comissário Justo.
> Rua Ernesto Beck com Rua José do Patrocínio (próximo ao Colégio Manoel Ribas - Maneco).
> Avenida dos Ferroviários com Avenida Rio Branco.
> "