Kiss 10 anos

Intervenções, vigília e rodas de conversa: veja a programação que marca os 10 anos da tragédia da Boate Kiss em Santa Maria

Nesta semana, completam 10 anos da noite em que 242 vidas foram levadas de uma só vez pela tragédia da Boate Kiss, a cidade que teve sua história marcada para sempre receberá uma programação em memória das vítimas e famílias, entre os dias 25 e 28 de janeiro. Entre as atividades, haverá intervenções, acolhidas e conversas com artistas, pesquisadores e advogados, organizadas pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) em conjunto com o Coletivo Kiss: Que Não Se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria.

— Essa programação está sendo pensada há bastante tempo, a campanha dos 10 anos levam a frase “Resgatar a memória é construir o futuro com bastante ênfase nesse resgate a memória porque a gente sente que não é um fato simples de rememorar, de relembrar. É de fato um resgate contra toda essa onda de esquecimento, de apagamento que tentam violentar a memória nesses anos e sabemos que esse esquecimento é bastante perigoso para esse futuro. Então é uma programação levada por esse fio condutor da memória e da importância da gente resgatar o que se passou para que a gente possa construir um futuro coerente com o que aconteceu, né?

 explica Gabriel Rovadoschi, presidente da AVTSM em entrevista ao Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN 93,5 FM, desta segunda-feira (23).

Na quinta-feira (26), o Theatro Treze de Maio exibirá o primeiro episódio do documentário Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria. Na sexta (27), uma conversa sobre os motivos de contar esta história, com os jornalistas Daniela Arbex, autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada Da Boate Kiss e Marcelo Canellas diretor da série documental.

Nos espaços para discussão, a presença do cronista Fabrício Carpinejar no painel “Aniversariando Ausências”; os advogados Tâmara Soares e Pedro Barcellos Jr, e o diretor jurídico Paulo Carvalho em conversa sobre o tema “O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade?”; uma conversa entre as mães da tragédia de Santa Maria e da boate Cromañón, de Buenos Aires, com a presença de Nilda Gomez, da ONG Familias por la vida. da Argentina; e o painel “Por que prevenção vale a pena?”, com o pesquisador Antonio Berto e o superintendente Rogério Lin.

A programação se encerra no sábado (28), com missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira. Confira a lista completa abaixo:Programação de 25 a 28 de janeiro:Dia 25/01, quarta-feira

  • 19h: Intervenção de colagem de frases e fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss. Concentração na tenda da vigília (em frente ao Banrisul).
Dia 26/01, quinta-feira
  • 14h: Coletiva de imprensa no auditório da Sedufsm (Rua André Marques, nº 665)
  • 16h: Acolhida (Praça Saldanha Marinho)
  • 18h: Abertura (Praça Saldanha Marinho)
  • 18h30min:10 anos da AVTSM com Adherbal Ferreira, (pai Jhenifer e ex-presidente), Flávio Silva (pai de Andrielle e ex-presidente) e Gabriel Rovadoschi (sobrevivente e presidente da associação)
  • 19h30min: Aniversariando Ausências com Fabrício Carpinejar (Poeta e cronista gaúcho)
  • 21h: Exibição do primeiro episódio do documentário da GloboPlay Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria (no Theatro Treze de Maio) e painel com atividades simultâneas para aqueles que não quiserem assistir (na Praça Saldanha Marinho)
  • 22h:Vigília e ações de homenagem em frente ao prédio em que funcionava a boate
Dia 27/01, sexta-feira
  • 10h: Abertura e culto ecumênico (Praça Saldanha Marinho)
  • 13h45min: Soltura dos balões (Praça Saldanha Marinho)
  • 14h: Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e mães da AVTSM
  • 15h30min: O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? Com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Jr. (advogado que representa a AVTSM no processo penal)
  • 17h: Por que prevenção vale a pena? Com Antonio Berto (pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Rogério Lin (superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)
  • 19h: 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” e apresentação da campanha ‘Tempo Perdido’
  • 20h30min: Por que contar essa história 10 anos depois? Com Daniela Arbex (jornalista e autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada Da Boate Kiss) e Marcelo Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)
  • 22h: Encerramento com Juliana Pires (cantora santa-mariense)
Dia 28/01, sábado
  • 20h: Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Anterior

“Mãe que manda filho estudar antes da prova deveria ser presa”, defende escritor Pierluigi Piazzi

Próximo

Entrar na Kiss desperta a lembrança de tudo o que se sabe e o que se sente sobre a tragédia; veja fotos

Geral