De acordo com Farias, a maior agilidade na resposta e o aperfeiçoamento de processos internos permite que a instituição receba pacientes, desafogando atendimentos na UPA e no Pronto Atendimento do município.
Além de qualificar a busca por vagas, a partir de um mapa de ocupação dos leitos em tempo real, o uso do sistema pela Secretaria da Saúde (SES) dá maior agilidade ao fluxo de pacientes. Com a ferramenta, é possível identificar tanto o paciente, por meio do Cartão Nacional de Saúde, quanto as unidades de saúde e os profissionais solicitantes e executantes, pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). Além disso, o Gerint possibilita o compartilhamento de informações com os prontuários eletrônicos dos serviços de saúde.
A secretária Arita destacou a importância da parceria entre a Secretaria de Saúde (SES) e a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que administra o Hospital Regional.
– O Hospital Regional é de suma importância para fortalecer os serviços de saúde e atender às necessidades dos usuários do SU — afirmou.
Serviços
Inaugurado em 6 de julho de 2018, o Hospital Regional de Santa Maria tem progressivamente ampliado serviços e qualificado a saúde na região central e no Rio Grande do Sul. A unidade conta com Ambulatório de Cardiologia e ambulatórios cirúrgicos em áreas como traumatologia, vascular, torácica, neurologia e para as cirurgias de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). São 80 leitos clínicos e 20 de UTI, totalizando cem leitos ativos. A equipe conta com 430 funcionários.
Com serviços multiprofissionais e foco no usuário do SUS, o Regional também conta com dois ambulatórios pioneiros: de Doenças Crônicas – que atende, por exemplo, pacientes com diabetes e hipertensão – e o da Pessoa Idosa.
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*Com informações do governo do Estado