Iniciativas de Santa Maria arrecadam brinquedos para doar às crianças vítimas das enchentes no Vale do Taquari

Iniciativas de Santa Maria arrecadam brinquedos para doar às crianças vítimas das enchentes no Vale do Taquari

Foto: Arquivo Pessoal

Muitas famílias que moram no Vale do Taquari perderam grande parte de seus pertences ou quase tudo. É nesse momento que a solidariedade entra em campo, com ajuda e doações. Pensando nas crianças que também estão sofrendo com as enchentes, duas iniciativas de Santa Maria estão arrecadando brinquedos para doar às cidades atingidas.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Um grupo composto por cerca de 30 enfermeiras, técnicas em enfermagem e auxiliares, que atuam na área da pediatria, conversavam, há cerca de 10 dias, sobre os estragos causados pela chuva e queriam ajudar as crianças de alguma forma. Etiane Schmitt, de 42 anos, relata que a equipe percebeu que estava ocorrendo doações de roupas e dinheiro, mas não viam arrecadações com foco no público infantil:


– Não só os adultos, mas as crianças também estão sofrendo com tudo isso. Elas também perderam tudo, não somente brinquedos mas também seu material escolar. A criança também precisa de um recomeço. Por isso, pensamos em ajudar desta forma.


Enfermagem é cuidado, não somente dentro do hospital, mas fora também. Foi pensando nisso que elas resolveram iniciar uma campanha de arrecadação. Como trabalham diretamente com esse público, todos os dias, sabem da importância que um brinquedo possui na vida da criança, principalmente em um momento de estresse como esse. 


– O Dia das Crianças também está próximo e provavelmente esses pais não vão conseguir presentear seus filhos. Que triste. Queremos trazer um pouco de alegria e conforto a elas – reforça Etiane.


Parte da equipe de enfermeiras da pediatriaFoto: Arquivo Pessoal


O grupo aceita doações de brinquedos novos e usados, jogos e materiais escolares até o dia 6 de outubro, nos pontos de coleta abaixo:

  • Guerini Consórcios: Rua Duque de Caxias, nº 1857, Bairro Nossa Senhora de Fátima
  • Farmácia Belmonte: Avenida Ângelo Bolson, nº 238, Bairro Duque de Caxias
  • Escola de Futebol PRS: BR-158, Bairro Cerrito
  • Papelaria Top Paper: Rua Bento Gonçalves, nº 391, Bairro Nossa Senhora das Dores​
  • Papelaria Rótula: Faixa Nova de Camobi, próximo a Rótula da UFSM
  • Farmácia Sanar: Rua 15 de Novembro, nº 281 (em São Pedro do Sul)

Oficina da Amizade reforma brinquedos há 21 anos

Foto: Arquivo pessoal


Um grupo composto atualmente por quatro mulheres, chamado de Oficina da Amizade, existe há mais de duas décadas de forma voluntária. Elas recebem brinquedos infantis usados, restauram e fazem doações às crianças carentes no Natal em Santa Maria. Com tudo que ocorreu no Vale do Taquari, elas também se comoveram e decidiram ajudar. 


De acordo com Stellamaris Varella Souza Block, 62 anos, uma das integrantes, o grupo aceita doações de brinquedos em qualquer estado, mochilas infantis e livros de literatura infanto-juvenil. Junto com essas arrecadações, chegam roupas e calçados, que acabam sendo distribuídos também.


– O povo gaúcho é muito solidário. Percebemos que já estavam doando roupas e alimentos, mas não brinquedos. Nosso lema é "criança que sonha, é adulto que tem esperança", elas também estão sofrendo, perderam tudo e precisam manter a sua infância – explica.


Os brinquedos que serão doados ao Vale do Taquari foram reformados desde o começo do ano até o momento. Stellamaris conta que é um trabalho minucioso, delicado e que leva tempo:


– Fazemos a triagem do que chega, a lavagem, o conserto, depois preparamos as roupinhas, a decoração e adesivagem dos brinquedos, perfumamos e embalamos.


Elas recebem doações de restos de materiais que ajudam neste conserto, como tecidos usados e fitas, por exemplo. 


Boneca restaurada pela equipeFoto: Arquivo pessoal


– Nosso trabalho é voluntário, não queremos ser vinculadas a uma remuneração ou ganho em cima disso. Só queremos ajudar – afirma Stellamaris.


Aos interessados em doar brinquedos ou materiais para a Oficina da Amizade, pode entrar em contato pelo telefone: (55) 99935-6638.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ação na UFSM lembra Anterior

Ação na UFSM lembra "Onde você estava no dia 27 de janeiro de 2013?”

Programa Emprega Santa Maria vai qualificar pessoas em vulnerabilidade social e encaminhá-las ao mercado de trabalho Próximo

Programa Emprega Santa Maria vai qualificar pessoas em vulnerabilidade social e encaminhá-las ao mercado de trabalho

Geral