Criatividade

Imagine-me, jogo de cartas educativo, é criado por alunos da UFSM

Cassiano Cavalheiro

"

Pensando em estimular a criatividade não apenas das crianças, mas de qualquer pessoa que queira deixar sua imaginação fluir, o escritório de design Cusco Studio, que tem integrantes formados na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criou o “Imagine-me”, um jogo educacional que já é conhecido de pessoas que são referência quando o assunto é educação. Mas, agora, a iniciativa precisa da sua ajuda para conseguir sair do papel e ganhar as estantes.

De acordo com o santa-mariense Henrique Dallmeyer, 32 anos, design de produto formado em Desenho Industrial na UFSM e um dos sócios criadores, o “Imagine-me” surgiu do desejo de fazer algo pelo lado imaginativo das crianças.

Leia outras notícias de Geral e Polícia

– Notamos que as crianças brincavam com personagens prontos, mas não criavam os seus próprios personagens. Assim, começamos a pensar em diversas alternativas, como criar um livro ou jogo de tabuleiro. Até que surgiu a ideia de um jogo de cartas com a proposta de montar, por partes, um personagem – lembra.

Na infância, o designer recorda que era fã do “Vira Monstro, Vira Herói”. A brincadeira era composta por peças de plástico com relevo que, após serem posicionadas sob uma folha em branco, eram rabiscadas e formavam um personagem.

– Em geral, quando criança, a gente gostava muito de desenhar, tal qual quase toda criança, e criar. Acho que essa foi a nossa principal influência ao criar o Imagine-me – acrescenta Henrique.

Estudantes da UFSM criam veículo movido a ar comprimido

Para viabilizar o projeto, os profissionais criaram uma campanha de financiamento coletivo. A arrecadação virtual de ajuda financeira contabilizava, ontem, R$ 5 mil, mas ainda falta R$ 4 mil, que precisam ser recebidos em 31 dias. Cada colaborador vai ganhar um Imagine-me, além de outros mimos. Também está listada entre as recompensas a doação de exemplares do jogo para instituições beneficentes.

– A partir do financiamento, teremos uma loja online onde haverá mais volumes do próprio Imagine-me, outras novidades e mais iniciativas na área da educação e dos brinquedos infantis – finaliza.

Se você quiser ajudar, só precisa acessar o site imagineme.com.br e escolher em qual possibilidade de contribuição você se encaixa melhor.

Como jogar o Imagine-me?

De acordo com Henrique Dallmeyer, um dos criadores do jogo, há vários modos de jogar, tantos quanto a imaginação permitir. São três tipos de cartas: Cabeça, Corpo e Pernas. No modo básico, pega-se uma carta de cada tipo e, dentro de um determinado tempo (2, 4 ou 6 minutos), deve-se criar algo (um monstro, uma pessoa, uma coisa). A partir daí, pode-se criar um nome pra ele, profissão, poderes, criar histórias e interagir com outros personagens.

Leia outras notícias sobre UFSM

– O Imagine-me é só o começo de algo maior! O objetivo dele é estimular a criatividade por meio da diversão! Tanto que não o classificamos como jogo: dizemos que ele também é um brinquedo ou mesmo uma ferramenta de criatividade. Como disse um amigo meu: “queria ter tido o Imagine-me na minha infância – diz Henrique.

Resolvemos testar o “Imagine-me” e experimentar a sensação de deixar a imaginação fluir. A reportagem sorteou as três cartas, desenhou e comentou a brincadeira. O resultado? Um monstro esquisito e, antes, inimaginável. A Conclusão? É muito diver"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria registra três assaltos a pedestres em menos de 5h

Próximo

Gaúcha é condenada a pagar danos morais à prefeitura por comentário em post do Facebook

Geral