
Imagem: reprodução
ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada às 15h12min do dia 23/08/2019
O comediante Rafael Facina postou, no começo da noite de quinta-feira, em sua página no Facebook, uma piada envolvendo a tragédia da Boate Kiss, ocorrida em janeiro de 2013, e a situação das queimadas na Floresta Amazônica: "#Humor Negro. Gente, é verdade que abriu uma boate Kiss na Amazônia?", é o que diz a postagem, feita no perfil oficial do humorista, que conta com pouco mais de 7 mil curtidas.
Por volta das 13h desta sexta-feira, a postagem foi excluída da página do humorista. Entretanto, um stories na conta oficial do Instagram de Rafael Facina com o mesmo conteúdo segue no ar.
Até às 10h30min desta sexta-feira, a postagem acumulava mais de 300 reações (a maioria negativa), 413 comentários e 60 compartilhamentos. A piada é criticada por diversos comentários, inclusive feitos por santa-marienses que estiveram presentes na tragédia que vitimou 242 pessoas e feriu mais de 600.
A reportagem entrou em contato com o humorista por e-mail. Confira a declaração de Rafael Facina na íntegra.
"Em primeiro lugar, eu não exclui a minha piada, foi o Facebook que tirou do ar.
Em relação ao conteúdo, a piada não representa a minha opinião com a tragédia e com as vítimas, e acho que todos envolvidos, seja por dolo ou culpa, sejam presos e todas famílias que tenham todo amparo, toda atenção e seus direitos, e por fim que todas baladas do Brasil inteiro tenham as melhores instalações possíveis para que esse horror nunca mais aconteça.
Como comediante, eu sou a favor da liberdade da expressão e entendo reação das pessoas, minha intenção não foi gerar ódio e sim fazer uma piada e sei que o tema é pesado, se você ver meu conteúdo verá que tem outros tipos de piadas e não somente humor negro, Me solidarizo com as famílias que perderam parentes, não achei que fosse ter toda essa repercussão.
Mas também as pessoas só se manifestam quando elas são o "alvo" da piada, quando não é não importa o conteúdo, aí temos que rever nossos conceitos, se não pode brincar com qualquer dor ou com APENAS a minha dor.
Sobre as mensagens de ódio de vocês, gostaria de falar que não fazem de vocês pessoas melhores, a melhor forma de fazer com que uma piada seja extinta é ignorá-la."
A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) se manifestou através do Facebook. Na postagem, a página publicou a resposta de Áurea Flores, mãe de uma das vítimas da tragédia, ao humorista. Além da resposta da AVTSM, muitos comentários criticam a postura de fazer piada com uma tragédia que é motivo de tristeza para muitas pessoas.
* colaborou Felipe Backes