combate à pandemia

Hospital Regional terá 10 novos leitos de UTI em até 20 dias

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Em atuação conjunta, a Justiça Federal de Santa Maria e o Ministério Público (MP) do Trabalho farão a doação de R$ 216,6 mil para agilizar a abertura de mais 10 leitos de UTI junto ao Hospital Regional de Santa Maria. Essa situação vinha sendo tratada, nas últimas semanas, com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e teve a mediação do Ministério Público Federal (MPF).

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Com o recurso, a ideia é que se consiga viabilizar para o quanto antes a compra de equipamentos e materiais hospitalares que possam colocar em funcionamento os 10 novos leitos de UTI junto à ala Covid-19. Assim, o hospital conseguiria dobrar a capacidade de atendimento. Uma vez que, atualmente, o Regional conta com 10 leitos de UTI e mais 40 leitos clínicos.

O tema vinha sendo tratado com reserva junto à Secretaria Estadual de Saúde que, neste mês, já havia prometido em reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa a abertura destes 10 novos leitos até o fim do mês de julho. Porém, a dificuldade para a aquisição de equipamentos complementares aos respiradores pela SES e o recrudescimento dos casos do novo coronavírus em Santa Maria - que tem, até o momento, 21 mortes pela pandemia - levou o MPF a acionar a Justiça Federal e o MP do Trabalho para buscar uma ação conjunta.

Ao acompanhar o tema de longa data, a procuradora da República Bruna Pfaffenzeller disse à coluna que viu a necessidade de uma pronta resposta frente ao atual cenário que desponta com uma taxa de ocupação de mais de 70% dos leitos de Covid na cidade.

- Há um esforço hercúleo dos órgãos públicos de Justiça locais na tentativa de aumentar a capacidade de atendimento hospitalar da população de Santa Maria e região. O esforço de ampliação de assistência hospitalar, neste momento, de uma agudização do surto, não pode estar dissociado de medidas como, por exemplo, o distanciamento social mais rigoroso, fiscalização mais efetiva e testagem ampla - avalia Bruna Pfaffenzeller.

REFORÇO IMPORTANTE
Junto com a procuradora, o juiz federal Jorge Luiz Ledur Britto (2ª Vara Federal de Santa Maria) e os procuradores do MP do Trabalho Alexandre Marin Ragagnin e Evandro Paulo Brizzi fizeram frente às tratativas quanto à possibilidade de duplicação do número leito do Regional.

Eles sinalizaram haver como realizar a compra dos equipamentos ao aportar recursos próprios da JF e do MP do Trabalho. As duas instituições irão disponibilizar recursos provenientes de cobranças de penas e multas que podem, quando necessário, dar apoio a instituições e causas assistenciais para a compra dos equipamentos necessários.

Isso, aliás, já foi feito, ainda em abril deste ano, por elas. Quando, à época, o Regional dava os primeiros passos para abrir os primeiros leitos. Naquela oportunidade, foram comprados mobiliários, lençóis, travesseiros e cobertores a serem usados nos leitos.

A autorização para as compras já foi dada ainda nesta sexta-feira. Uma vez realizada, a meta é que os 10 novos leitos estejam prontos e, em funcionamento, em até 20 dias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

76 vagas de emprego para Santa Maria e região Anterior

76 vagas de emprego para Santa Maria e região

Veja os calendários dos novos pagamentos do auxílio emergencial Próximo

Veja os calendários dos novos pagamentos do auxílio emergencial

Geral