Justiça

Homem é absolvido de duplo homicídio em Santa Maria

Naiôn Curcino

"

Quase um ano e meio depois, um crime que acentuou a onda de violência no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, teve a sua primeira decisão na Justiça no último dia 19. Uma discussão teria sido o estopim para a morte de Neverton Lima de Moura, 24 anos, e Eduardo dos Santos Palmieri, 23, em 4 de janeiro de 2014. O suspeito dos homicídios, Patrique Ricardo Rodrigues, hoje com 35 anos, assumiu a autoria do crime, alegando legítima defesa, e foi absolvido sumariamente pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada. Ainda cabe recurso.

A discussão teria ocorrido por volta das 18h, na Rua 17, na Vila Alto da Boa Vista. Palmieri teria passado pela rua e discutido com José Rodrigo dos Santos, à época com 34 anos. O tio de Silveira, que morava em uma casa na frente de onde ocorreu o crime, interferiu e partiu para cima da vítima com uma barra de ferro. Palmieri fugiu, mas teria prometido voltar. E voltou. Junto com ele, estava Moura. Os dois teriam começado a quebrar a casa com pedaços de paus e um espeto. É nesse momento que o réu entra na história.

Em depoimento, Rodrigues disse que estava na rua quando viu a cena de quebra-quebra e uma mulher, com uma criança nos braços, pedindo socorro. Então, Rodrigues correu para dentro de casa e encontrou Moura, que sacou um revólver. O réu disse que conseguiu tirar a arma do suspeito e atirou contra ele. Palmieri também teria partido para cima de Rodrigues, sendo atingido. Moura e Palmieri acabaram morrendo. O réu foi preso preventivamente dias depois do crime, mas depois foi solto.

– Fiquei sabendo agora da decisão, é uma vitória. Foi acolhida a tese de legítima defesa. As testemunhas foram unânimes. Ele foi para ajudar, para defender as pessoas que estavam sendo agredidas dentro de casa – comemora o advogado do réu, Divor Rites Bassan Filho.

Moura respondia por assalto e estava em liberdade condicional. Palmieri cumpria pena por um homicídio cometido em 2008 e estava no regime semiaberto. A moto usada por eles para ir até o local era roubada.

O “Diário” tentou contato com os promotores responsáveis pela denúncia contra Rodrigues para saber se eles recorrerão da decisão. Um deles estava de férias, e o outro, em audiência e não puderam atender às ligações.

Entre a metade de dezembro de 2013 e 4 de janeiro de 2014, data do duplo homicídio, foram cinco assassinatos no bairro Nova Santa Marta.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cobrança dos parquímetros será retomada em cerca de um mês em Santa Maria

Próximo

Linha Universidade terá ônibus extras no domingo

Geral