time feminino

Handebol e vôlei da UFSM representam o RS nos Jogos Universitários Brasileiros

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Luma Aires (arquivo pessoal)
Equipe de handebol da UFSM treina presencialmente em quadra há cerca de um mês

As equipes femininas de vôlei e handebol da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)vão representar o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) entre os dias 10 e 18 de outubro em Brasília. Os representantes foram escolhidos pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge).

Para a técnica Luma Aires, o handebol feminino da UFSM tem pela frente um dos maiores desafios de sua história:

- É um sonho para a gente, sempre almejamos isso como equipe universitária, participar de uma das maiores competições da América Latina.

Arrecadação de ISS cresce 17% e aponta retomada da economia em Santa Maria

Com a confirmação, o time passou a se organizar com patrocinadores e apoiadores para garantir a verba de R$ 3 mil necessária para a inscrição, que deve ser feita até o final da semana. A equipe também pede apoio da comunidade, por meio de uma vaquinha criada pela própria equipe.

Para o vôlei feminino, a expectativa também é alta.

- Acredito que temos bons talentos e vamos buscar fazer o melhor possível - avalia Alan Maciel Schuster, que será o treinador no Jubs.

Com a pandemia e uma reestruturação dos jogos, todos os Estados têm direito a uma vaga em cada modalidade. No Rio Grande do Sul, não houve seletiva, mas um edital da Fuge para a escolha dos representantes. Na próxima semana, está prevista a divulgação da relação dos esportes individuais. A UFSM também inscreveu atletas para o atletismo, tênis de mesa e judô.

Divisão de Acesso vai começar sem torcida presente nos estádios

O coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), que agrega as duas equipes, acredita no potencial de medalha e comemora a participação da UFSM.

- Vai ser um momento muito interessante de desenvolvimento, de aprendizado, mas também um momento competitivo - avalia Luiz Fernando Cuozzo Lemos.

A UFSM terá também dois representantes na modalidade acadêmica do Jubs, com dois artigos científicos representando a instituição.

Estima-se para este ano 25 praças esportivas e a entrega de 2.107 medalhas e 189 troféus.

COMO AJUDAR

A equipe de handebol organiza uma vaquinha para ajudar nas despesas para a competição. Quem quiser, pode participar e doar qualquer valor pela vaquinha online ou pela chave pix [email protected].

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: vacinação para pessoas a partir de 27 anos tem alta procura

Próximo

Baixa renda e distância impediram que mais pessoas fossem beneficiadas neste inverno

Geral