Há três meses, São Pedro do Sul sofre com a falta de médicos

Diário

Há três meses, São Pedro do Sul sofre com a falta de médicos
Foto: Secretaria de Saúde de São Pedro do Sul (Divulgação)

Em meio a pandemia de novo coronavírus, onde se faz mais necessária a figura do médico, a cidade de São Pedro Sul vem sofrendo com a falta destes profissionais. O município que conta com uma ala Covid-19, está com somente quatro médicos, que também precisam dividir suas ações em outras cinco unidades de Atenção Básica, conhecidas como Estratégia de Saúde da Família (ESF).

De acordo com o coordenador da ESF no município, Daniesky Arias, são cerca de 70 atendimentos relacionados à Covid-19 diariamente, mais os atendimentos de outras naturezas.

– Nosso efetivo atual está muito abaixo de demanda, precisamos revesar os locais onde cada médico atua, para tentar cobrir estas lacunas – comenta.

Biblioteca e museus voltam a receber público em São Pedro do Sul

A situação se agravou a cerca de três meses, quando alguns médicos foram para a Residência Médica e deixaram a cidade. Desde então, foram criados três editais para contratação emergencial de novos médicos, porém, surpreendentemente, nenhum deles teve inscritos.

8,3 mil idosos têm segunda dose da vacina adiada em Santa Maria

Conforme a procuradora do município, Mariane Braibante, a prefeitura, em conjunto com a Secretaria de Saúde e por meio da Procuradoria Municipal, ajuizaram ação civil pública em face do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), requerendo, a contratação emergencial e provisória de médicos graduados em universidades estrangeiras, sem Revalida – prova de revalidação de diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras – mas o pedido foi indeferido pela Justiça

Uma alternativa para solucionar o problema levantada pelo Secretário da Saúde Bruno Pinheiro é terceirizar serviços para atuação na atenção básica:

– A Lei 173 nos impede de aumentar salários, por isso um novo edital, não seria a solução. Uma possibilidade será contratar emergencialmente profissionais terceirizados – explica.

* Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer Anterior

Brasil recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer

Pelo terceiro dia seguido, Santa Maria registra temperaturas baixas Próximo

Pelo terceiro dia seguido, Santa Maria registra temperaturas baixas

Geral