Protagonismo feminino

Grupo de mulheres participa de aulas sobre construção civil em obra de Santa Maria

Grupo de mulheres participa de aulas sobre construção civil em obra de Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Se as pioneiras da Engenharia no Brasil, Enedina Alves Marques e Edwiges Maria Becker Hom’meil, vissem o reflexo de suas ações na sociedade atual, orgulhariam-se. Na tarde desta quinta-feira (29), um grupo de mulheres participou de mais uma etapa do curso de construção civil da empresa Eu, Nós, Elas em Santa Maria. Em parceria com a construtora Jobim, a atividade ocorreu nas dependências do Edifício Centenário, que deve ser concluído em outubro deste ano.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Visita e aprendizado


Por volta das 13h30min, o grupo foi recebido por funcionários da construtora, entre eles, a engenheira civil Marciana Cocco, 30 anos. Devidamente equipadas, as 13 participantes, que são moradoras do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, iniciaram a visita à obra. A dinâmica sobre instalações hidráulicas ocorreu em uma área no subsolo da edificação.

Ao lado do encanador Ederson Machado Moraes, 38, Marciana explicou cada etapa de um projeto hidrossanitário, compartilhando peças e dicas de execução. Enquanto também especialista em Planos de prevenção e proteção contra incêndios (PPCI), ela celebra o crescimento da presença feminina dentro da construção civil, que era majoritariamente masculina.

– É importantíssimo elas saberem fazer isso. Terem a liberdade de fazer e não ficarem dependentes principalmente de um marido, pai ou irmão para executarem as coisas dentro de casa. Então, considero extremamente válido e importante trazê-las para dentro da obra – afirma.


A auxiliar geral Claudia Mikules, 53, foi uma das participantes da atividade e aproveitou o momento para tirar dúvidas. O orgulho em aprender e acompanhar de perto a prática dá espaço ao desejo de que mais mulheres tenham acesso ao projeto.


– Ainda existem homens machistas, achando que as mulheres não podem fazer o mesmo que eles. Hoje, estamos fazendo igual ou melhor – comenta Claudia. 


O primeiro encontro do grupo ocorreu no dia 17 também em uma das obras da construtora Jobim. Até meados de julho, serão abordados temas como instalações elétricas, revestimentos, pintura e acabamentos.


Projeto

Segundo a fundadora da empresa Eu, Nós, Elas, Elisangela Rodrigues, 45, a iniciativa proporciona uma experiência diferente para as participantes ao aproximá-las do cotidiano de equipes atuantes em diversos setores da construção civil:


– O diferencial é elas viverem a prática do dia a dia em um ambiente de construção, porque a teoria é possível por si só buscar. Temos autonomia para buscar na internet. Mas, viver isso na prática é diferente e era o que elas buscavam. Era o que precisavam! Em grupo com a Eu, Nós, Elas, dentro desta parceria, acredito que estamos atingindo os objetivos e as expectativas delas.


Faça parte desta parceria

Com mão de obra feminina, a Eu, Nós, Elas atua na área de reparos e construção civil, buscando capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social e gerando de renda e oportunidades no mercado de trabalho de Santa Maria.


O curso de construção civil é uma das iniciativas promovidas pela equipe, que está em busca de parceiros. Tem interesse? Entre em contato pelos telefones (55) 98115-6252 com Juliana ou (55) 99218-8581 com Elisangela.


O trabalho da Eu, Nós, Elas podem ser acompanhado também pelo @eunoselas no Instagram ou na página do Facebook.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

C&A ainda tem vagas de empregos abertas para loja em Santa Maria e outras 5 notícias Anterior

C&A ainda tem vagas de empregos abertas para loja em Santa Maria e outras 5 notícias

Restaurante Popular volta a oferecer espaço interno para refeições de maneira experimental na segunda-feira Próximo

Restaurante Popular volta a oferecer espaço interno para refeições de maneira experimental na segunda-feira

Geral